Promoção da saúde e qualidade de vida

Páginas: 10 (2446 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Promoção da saúde e qualidade de vida
Existem evidências científicas abundantes que mostram a contribuição da saúde para a qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, é sabido que muitos componentes da vida social que contribuem para uma vida com qualidade são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. É necessário mais do que oacesso a serviços médico-assistenciais de qualidade, é preciso enfrentar os determinantes da saúde em toda a sua amplitude, o que requer políticas públicas saudáveis, uma efetiva articulação intersetorial do poder público e a mobilização da população.

Introdução
As condições de vida e saúde têm melhorado de forma contínua e sustentada na maioria dos países, no último século, graças aosprogressos políticos, econômicos, sociais e ambientais, assim como aos avanços na saúde pública e na medicina. Estudos de diferentes autores e os relatórios sobre a saúde mundial (WHO, 1998) e da região das Américas (OPAS, 1998) são conclusivos a respeito. Na América Latina, por exemplo, a expectativa de vida cresceu de 50 anos, depois da II Guerra Mundial, para 67 anos, em 1990, e para 69 anos, em 1995.Entretanto, as mesmas organizações são taxativas ao informar que ainda que tal melhoria seja incontestável, também o é a permanência de profundas desigualdades nas condições de vida e saúde entre os países e, dentro deles, entre regiões e grupos sociais. De outro lado, ao examinar as condições de morbi-mortalidade prevalentes, verifica-se, em alguns setores, a permanência de problemas que jáestão resolvidos em muitos lugares e para diversas populações (como é o caso de certas doenças infectoparasitárias e condições ligadas à infraestrutura urbana básica, por exemplo); o crescimento de outros problemas (as doenças crônicas não infecciosas, tais como o câncer e as doenças cardio e cerebrovasculares); e o aparecimento de novos problemas (como a AIDS) e de questões antes não identificadas ouconsideradas importantes (como o uso de drogas e a violência, ao lado dos fatores comportamentais) ou, sequer, como questões de saúde (o estresse, por exemplo). A principal resposta social a tais problemas de saúde têm sido investimentos crescentes em assistência médica curativa e individual, ainda que se identifique, de forma clara, que medidas preventivas e a promoção da saúde, assim como amelhoria das condições de vida em geral, tenham sido, de fato, as razões fundamentais para os avanços antes mencionados.



Promoção da saúde
A promoção da saúde, como vem sendo entendida nos últimos 20-25 anos, representa uma estratégia promissora para enfrentar os múltiplos problemas de saúde que afetam as populações humanas e seus entornos neste final de século. Partindo de uma concepção amplado processo saúde-doença e de seus determinantes, propõe à articulação de saberes técnico e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução. Decorridos pouco mais de dez anos da divulgação da Carta de Ottawa, um dos documentos fundadores da promoção da saúde atual, este termo está associado a um conjunto de valores:qualidade de vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e parceria, entre outros. Refere-se também a uma combinação de estratégias: ações do Estado (políticas públicas saudáveis), da comunidade (reforço da ação comunitária), de indivíduos (desenvolvimento de habilidades pessoais), do sistema de saúde (reorientação do sistema de saúde) e de parceriasintersetoriais. A promoção da saúde vem sendo interpretada, de um lado, como reação à acentuada medicalização da vida social e, de outro, como uma resposta setorial articuladora de diversos recursos técnicos e posições ideológicas.
Embora o termo tenha sido usado a princípio para caracterizar um nível de atenção da medicina preventiva, seu significado foi mudando, passando a representar, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Promoção da saúde e qualidade de vida
  • QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DE SAÚDE
  • Promoção da saúde e qualidade de vida
  • PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
  • Promoção da saúde x Qualidade de vida
  • promoçao de qualidade de vida no trabalho
  • PROMOÇÃO A SAÚDE E FASES DA VIDA.
  • IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E DA QUALIDADE DE VIDA NA PESSOA IDOSA – TEXTO ARGUMENTATIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!