Proliferação de Pombos

Páginas: 9 (2025 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
A infestação de piolhos de pombos que interditou por 8 horas a ala de internamentos do Hospital Cajuru na última sexta-feira, forçando a transferência de 18 pacientes para outras alas, demonstra o transtorno que a proliferação dessas aves pode causar. De acordo com veterinários, o extermínio não soluciona o problema. A solução é não criar condições para que os pombos se procriem, o que não éfeito pela maior parte da população.

O eletricista Luiz Batista, de 41 anos, até sabe que o pombo transmite doenças ao homem – no total são cinco (ver quadro ao lado). Um amigo dele, inclusive, teve uma doença de pele transmitida pela ave. O que ele não sabe é que ao alimentar aves nas praças, como fazia ontem à tarde na Rui Barbosa com um pacotinho de milho, contribui para a proliferação doanimal. “Não sabia que é errado dar comida aos pombos. Mas acho bonito ver o bichinho correndo para pegar a comida. Também tenho dó, já que eles estão com fome”, comenta.

Superpopulação ainda não afeta saúde pública

O diretor de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, o médico Moacir Gerolomo, confirma haver em Curitiba uma superpopulação de pombos – não há levantamento sobre a populaçãoda ave na cidade. “Entretanto, essa superpopulação ainda não se tornou um problema de saúde pública”, enfatiza Gerolomo.

Leia a matéria completa

Ameaça alada

Veja quais são as doenças transmitidas pelos pombos:

Criptococose

Causada pelo fungo Cryptococcus neofarmans, é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes de pombos contaminados. Os sintomas são febre,tosse, dor torácica, podendo ocorrer dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, confusão mental e micose.

Histoplasmose

Causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, também é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes de pombos contaminados. Pode haver uma infecção sem sintomas. Se houver sintomas, pode haver febre, dor torácica, tosse, mal-estar geral, debilidade, anemia emicose.

Ornitose

Causada por um microorganismo intracelular chamado Chlamydia psittaci, também é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes e secreções de pombos contaminados. É uma doença infecciosa aguda, cujos sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e tosse.

Salmonelose

Causada por bactérias do gênero Salmolella, é transmitida pelaingestão de alimentos com partículas de fezes de pombos contaminados. Os sintomas são febre, diarréia, vômitos e dores abdominais.

Alergias

Causadas pelo contato com ácaros provenientes dos pombos ou de seus ninhos. Os sintomas são irritação e pruridos de peles, além de coriza. Em crianças e idosos, é comum bronquite asmática alérgica.

Risco

Segundo o veterinário Paulo Guerra, presidente daComissão de Zoonoses e Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), o pensamento de Batista, comum a muitas pessoas, é errado. “Quanto maior a oferta de alimento, mais os pombos se proliferam, trazendo mais riscos de doenças”, aponta.

Guerra ressalta que para reduzir a população de pombos de uma determinada área, deve-se combater quatro “As”: alimento,água, abrigo e acesso. “Sem essas condições, os pombos têm que buscar outras áreas para sobreviver, fazendo um controle natural da sua população”, ressalta.

Em condições ideais, um casal de pombos (o animal é monogâmico) pode se reproduzir de três a cinco vezes por ano, com dois ovos cada vez. Além disso, com seis meses o pombo já é ativo sexualmente. Ou seja, um único casal de pombos pode gerar de12 a 18 descendentes por ano.

Extermínio

A também veterinária Carla Molento, professora de Comportamento e Bem-Estar Animal do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que, ao contrário do que as pessoas acreditam, o extermínio não soluciona o problema dos pombos. Pelo contrário. Poucos meses após o extermínio, a população de pombos tende a aumentar no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pombo
  • Pombos
  • Pombos
  • Pombos
  • Pombo
  • pombos
  • Pombos
  • doenças do pombos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!