Projoet

1074 palavras 5 páginas
PROJETO POEMAS, POESIAS E MÚSICAS... UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER

APRESENTAÇÃO

O presente projeto foi elaborado pelas professoras do Jardim II da Educação Infantil do SESC – Universitário e Faiçalville, para ser trabalhado com as crianças de 5 anos de idade, dentro da área de conhecimento Língua Portuguesa. O mesmo será desenvolvido de março a novembro de 2008. Com o objetivo de conhecer, estimular e apropriar da língua escrita através de textos poéticos e suas rimas.

JUSTIFICATIVA

Na literatura poética as crianças desenvolvem o gosto pela leitura e pela escrita, devido à diversidade de linguagens, riqueza artística e criatividade. Portanto, este projeto pretende oportunizar aos alunos o desenvolvimento de uma atitude crítica-reflexiva das obras e dos autores selecionados para os estudos.

Na construção do conhecimento, o domínio da língua portuguesa, especialmente da leitura e da escrita, em suas diversas modalidades, é de vital importância para o desenvolvimento da criança. É na fase pré-escolar que se formam estruturas cognitivas que possibilitam este domínio. Dessa forma, é necessário despertar na criança o gosto pela leitura e pela escrita. Nesse processo os poemas, rimas, músicas e poesias são de primordial importância na vida social, afetiva e cognitiva das crianças. A escolha de textos poéticos ocorreu em virtude dos mesmos apresentarem características diferenciadas de outros textos: a musicalidade, o ritmo e a sonoridade marcados pelas rimas e pela pontuação, a organização espacial da poesia e o espaçamento dado entre as estrofes. Um outro aspecto a ser considerado é a subjetividade contida no texto poético. Ele leva a leitura a um mundo especial, rico e imaginativo, próprio da criança. Por isso, enfatizamos as brincadeiras e também textos poéticos de autores da literatura infantil como: Vinicius de Moraes, José Paulo Paes, Ruth Rocha, Mário Quintana, Elias José, Cecília Meireles, Eva Furnari,

Relacionados