PROJETPDE INTERVENÇÃO

3253 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

‘‘Desenvolvimento da aprendizagem através do Lúdico’’

Projeto de Intervenção apresentado ao (à) Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento aos requisitos para a avaliação no componente curricular de Estágio Supervisionado VI.
Orientador(a): Profa. Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva.

ITAPORANGA – PB
2014

INTRODUÇÃO

A ludicidade é tudo quanto diverte e entretém o ser humano e desenvolve uma ativa participação, a ludicidade se processa tanto em torno do grupo como nas necessidades especiais, pois permitem criar e satisfazer o espírito estético do ser humano. Orientar através do lúdico é suscitar prazer por atividades recreativas, é lidar com crianças estimulando a um continuo aperfeiçoamento.
Pensando nisso e através das observações feita no campo de estágio, por se tratar de um ambiente tão carente de material didático, recursos tecnológico e até mesmo humano, escolhi proporcionar durante a minha regência momentos de aprendizagem “disfarçados” de alegria e diversão.
O lúdico na educação infantil tem por objetivo oportunizar ao educador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas, tendo em vista atender as necessidades do corpo e mediar o desenvolvimento da criança, assegurando-lhes o tripé de direitos para esta etapa da educação, o direito a brincar, criar e aprender. Neste tocante faz-se necessário a intervenção da ação lúdica, o brincar é uma forma de linguagem a partir da qual a criança atua, desenvolve-se e cria o próprio conhecimento.
Com as atividades lúdicas espera-se que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros, participando de seu desenvolvimento em seus aspectos psicológicos e sociais desenvolva livremente a expressão corporal que favorece a criatividade. O lúdico permite um desenvolvimento

Relacionados