Projetos

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

CURSO: Técnico Pleno em Eletrotécnica
MÁTERIA: Projetos
PROFESSOR: Fernando
TURMA: 2°B Noturno


Nome: Joelson Pereira das Neves N°: 22
Nome: Juliana Garcia Amorim N°: 25
Nome: Alessandro MoraesN°: 04



TRABALHO SOBRE: Leitura,Análise e Desenvolvimento de Projetos Elétricos.




Leitura de Planta elétrica residencial
É o planejamento da instalação com todos os seus detalhes. Sua finalidade é a de proporcionar condições para a realização de um trabalho rápido, econômico e estético. O projeto é sempre elaborado por especialistas, cabendo aoeletricista apenas interpretá-lo e executá-lo.
A letra indica o ponto de comando e o respectivo ponto a ser comandado e o número entre dois traços indica o número do circuito.


Alguns conhecimentos são indispensáveis para a execução do trabalho de uma instalação elétrica: o que é uma rede elétrica, quais os materiais necessários para a instalação, o que é uma planta baixa e quais os procedimentosnecessários para traçar o percurso da instalação.

Outro modelo de planta elétrica baixa.



SIMBOLOGIA
É a representação gráfica no projeto, de todos os pontos de iluminação, TUG’s e TUE’s, condutores e condutos de uma instalação elétrica predial.
Esses pontos deverão ser distribuídos na planta de elétrica tendo como convenção a simbologia da NBR-5444/89, que é a norma vigente parasimbologia em instalações prediais.
Geometrias Básicas dos Símbolos
Para permitir uma representação adequada e coerente dos dispositivos elétricos na planta, a norma NBR 5444/89, se baseia na conceituação simbológica de quatro elementos geométricos básicos:
O Traço
Um seguimento de reta na planta representa o conduto. Os diâmetros normalizados são segundo a NBR 5626, convertidos em milímetros
–Conversão de Diâmetros Nominais

Os condutores também são representados por traços que devem ser perpendiculares às linhas de representação dos condutos.
– Representação Gráfica de Condutos e Condutores


O Circulo
O circulo representa três funções básicas: o ponto de luz, o interruptor e a indicação de qualquer dispositivo embutido no teto.O ponto de luz deve ter um diâmetro maior que ointerruptor para diferenciá-los. Um elemento qualquer circundado indica que este se localiza no teto. O ponto de luz na parede (arandela) também é representado pelo círculo.

– Funções do Círculo na Planta


Quanto ao ponto de luz deve ser indicado junto à simbologia o número do circuito, o ponto de comando (interruptor), a quantidade de lâmpadas no ponto e a potencia nominal do ponto,conforme figura 3 abaixo.

– Representação do Ponto na Planta

Com relação à simbologia para os interruptores devem ser indicadas o ponto ou pontos a comandar.


– Representação de Interruptores na Planta


O Triângulo Equilátero
O triângulo equilátero na planta representa tomadas em geral, onde variações acrescentadas ao triângulo, indicam mudança de significado e função (tomadas de luz etelefone, por exemplo), bem como modificações em seus níveis na instalação (baixa, média e alta).

– Representação de Tomadas na Planta

Observe que junto à simbologia das tomadas, também são indicados o número do circuito e a potência do ponto em volt-Amperes (VA).
Alguns projetistas às vezes omitem a potência aparente junto à simbologia para tomadas de até 100 VA, mas, normalmente descrevemestá omissão em notas no projeto indicando essa potência.

DEFINIÇÃO DE PROJETO
A NBR 5679/77 o termo projeto é apresentado como definição qualitativa e quantitativa dos atributos técnicos, econômicos e financeiros de uma obra de engenharia e arquitetura, com base em dados, elementos, informações, estudos, discriminações técnicas, cálculos, desenhos, normas, projeções e disposições especiais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!