projetos de estruturas

Páginas: 12 (2846 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
O Aço é uma liga metálica constituída basicamente por carbono e ferro. Existe outro tipo de ligação metálica entre ferro e carbono, que é o ferro fundido.
O carbono é o principal material constituinte no aço, contudo se faz presente o uso de outros elementos com propósitos específicos, tais quais: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio.
As estruturas metálicas apresentamindicadores de utilização em escala industrial a partir da última década do século XVIII, no Brasil se apresenta no início do século XIX, contudo o grande avanço na fabricação de perfis em larga escala ocorreu com a implantação de grandes siderúrgicas a exemplo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde começou a operar em 1946.
Teve seu auge depois da Revolução Industrial, com o avanço da indústria edo estudo de novos materiais e compósito foi verificado que o aço (composição básica de ferro e carbono), apresentava uma grande vantagem em relação a outras ligas quando aplicado na construção civil. Figura 8

Análise Comparativa:
Custos Estrutura Metálica X Estrutura de Concreto

O Aço e as Implicações na Arquitetura
As estruturas Metálicas bem elaboradas arquitetonicamente traduzemaspectos de arrojo e modernidade.
As vigas de aço, por sua elevada resistência e baixo peso próprio, permitem a execução das mais variadas obras, com soluções leves e econômicas.

O Aço na Arquitetura
Devido às excelentes propriedades mecânicas do aço, algumas implicações sensíveis se revelam na concepção arquitetônica de um projeto.

Espaço Ocupado pelas Colunas
A coluna de aço ocupa um menorespaço em relação à convencional e em geral, implica em uma redução do número de pilares necessários; as garagens ficam mais amplas e tem-se maior área líquida para a comercialização.
Nos edifícios comerciais, estes itens são de extrema importância.

Altura do Conjunto Viga Laje
Considerando que a altura de uma viga de concreto armado pode ser estimada pela relação h = vão/10 e para uma mesmaviga de aço h = vão/20, a altura do conjunto viga-laje em Estruturas Metálicas aproximadamente irá representar 2/3 da altura do conjunto viga laje em concreto convencional.
Em termos práticos, isto pode representar uma redução de 0,4m na distância entre pisos, compostos de lajes com seis metros de vão, mantendo-se constante o pé direito livre (cota do piso-cota da face inferior da viga dopavimento superior).
Estas razões podem, conforme o projeto em estudo, levar a substanciais reduções das áreas totais de Alvenarias e Revestimentos.
É importante ressaltar que se a limitação imposta pela legislação local for representada pela altura total do edifício, é possível o ganho de um ou mais pavimentos.
Ao contrário do concreto que é moldado em função das formas, o aço estrutural já ésolicitado com a exatidão do projeto. Em construções onde se necessita um retorno rápido do investimento, como hotéis, por exemplo, a velocidade da construção é bem maior do quando realizado com concreto e por consequência o retorno financeiro também.

Outras vantagens
Ao contrário do concreto que é moldado em função das formas, o aço estrutural já é solicitado com a exatidão do projeto. Em construçõesonde se necessita um retorno rápido do investimento, como hotéis por exemplo, a velocidade da construção é bem maior do quando realizado com concreto e por consequência o retorno financeiro também.
O projeto arquitetônico de uma edificação em Estrutura Metálica permite também:
● facilidades na utilização de materiais complementares pré-fabricados;
● condições para projetar economicamentegrandes vãos livres;
● flexibilidade de utilização dos espaços construídos;
● liberdade de formas;
● desmontagem e remontagem da edificação em outro local; e
● ampliação e reforma da edificação, com o mínimo de interferência e transtornos na utilização normal do edifício.

O Aço e as Suas Implicações no Processo Construtivo do Planejamento
A síntese do planejamento de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrutura de projetos
  • projeto de estrutura
  • Estrutura Projeto
  • Projeto de Estruturas
  • estrutura de projeto
  • Projeto estruturas
  • Estrutura de Projeto
  • Estrutura de um projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!