Projetos Brincadeiras

Páginas: 12 (2828 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015

PROJETO APRENDER BRINCANDO
O Projeto “Aprender Brincando” é uma proposta político-pedagógica para ser desenvolvida em 11 creches da Prefeitura Municipal de Ubatuba/SP. Para a sua elaboração, foram consideradas as informações coletadas em visita do ITEC, a nove creches em funcionamento do município de Ubatuba e a dois espaços que serão adaptados para funcionar as duas maiores crechesmunicipais, assim como a legislação relacionada com Educação Infantil.
Uma vez que a maioria das crianças das creches é “provenientes de famílias com mães trabalhadoras e de baixa renda” (anexo I – Concurso de Projetos 01/12), fato confirmado durante visita do ITEC às creches, o projeto “Aprender Brincando” coloca como propósito primeiro, promover ações que colaborem para a diminuição da desigualdadesocial e para que os alunos tenham agora, condições de aprender, viver e conviver dignamente e que no futuro possam ter maiores oportunidades para atuarem na sociedade como cidadãos ativos e transformadores.
Com vistas à concretização desse propósito, o projeto propõe desenvolver uma educação, padrão em qualidade pedagógica, ações para elevar o tempo de permanência dos alunos na escola, de modoque eles possam usufruir a educação oferecida, além de oferecer um trabalho pedagógico voltado para a continuidade de estudos em níveis subsequentes.
A qualidade pedagógica será conseguida através de ações ligadas a qualificação profissional dos professores e dos demais funcionários dos CEIs, da qualidade pedagógica e administrativa presente nos trabalhos desenvolvidos na escola, da competência eseriedade da equipe de coordenação e supervisão pedagógica e administrativa do ITEC. Também através de um trabalho sistemático com pais, do trabalho harmonioso com a Secretaria da Educação Municipal e com o atendimento às orientações pedagógicas e administrativas advindas do MEC, via documentos, como por exemplo, as Diretrizes Curriculares de Educação Infantil (CEB- 98), os Referenciais Nacionaispara Educação Infantil (MEC/SEF-1998), os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil vol. I (MEC/SEF – 2006), além de outros documentos e itens que serão descritos e detalhados posteriormente neste documento. Estão previstas adequações a partir de observação e análise dos dados coletados e entendidas como necessárias para concretizar os objetivos propostos. Tal fato poderá ocorrerdurante todo o período de desenvolvimento do Projeto.


A união do brincar como ferramenta pedagógica, ao cuidar e educar, que formaram um todo indivisível, também contribuirá para que o padrão de qualidade pedagógica se efetive.
A elevação do tempo de permanência do aluno na escola em todas as CEIs será alvo de um trabalho específico e avaliado e redirecionado continuadamente, para que osíndices de evasão sejam cada vez menores. Haverá levantamento sistemático das ausências das crianças e tomada de providências relacionadas com o caso, durante todo o período do desenvolvimento do projeto.
Propomos ainda a realização de um trabalho pedagógico coerente com as características das crianças (brincar), com vistas a levar a criança a gostar da escola, sentindo como uma parte dela. Assimgostará de ir e estar na escola. Esse dado, com certeza, é um fator que ajuda na diminuição da evasão. Também a conscientização dos pais para a importância da escola, além de um espaço só de se cuidar.
A preparação de pré-requisitos relacionados com a continuidade da escolaridade em níveis subsequentes será conseguida através da programação das atividades desenvolvidas em todos os níveis. Estáprevista ações de adequação durante todo o período do desenvolvimento do Projeto "Aprender Brincando" e dos seus projetos relacionados.

OBJETIVO GERAL

Promover o gerenciamento administrativo e pedagógico a onze creches (CEIS) no município de Ubatuba/SP, com vistas a desenvolver uma educação, padrão em qualidade, realizar ações para elevar o tempo de permanência dos alunos na escola e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO BRINCADEIRA
  • Projeto brincadeiras
  • Projeto Jogos e Brincadeiras
  • Projetos Brinquedos E Brincadeiras
  • Projeto de estágio- jogos e brincadeiras
  • Projeto sobre brinquedos e brincadeiras
  • Projeto jogos e brincadeiras
  • Projeto : jogos e brincadeiras de antigamente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!