Projetos ações ambientais sustentáveis

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
PROJETO AÇÕES AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS

1 NECESSIDADE

O projeto surgiu a partir da percepção do grau elevado de degradação da Mata Atlântica do Recôncavo Sul do Estado da Bahia. O Projeto “Ações Ambientais Sustentáveis”, desenvolvido pelo Grupo Ambientalista da Bahia – Gamba na região do Recôncavo Sul Baiano, teve início em janeiro de 2010 com o patrocínio da Petrobras através do ProgramaPetrobras Ambiental, e abrangeu os municípios de Elísio Medrado, Santa Terezinha, Castro Alves, São Miguel das Matas e Varzedo, que compõem a Serra da Jiboia.
Graças aos bons frutos colhidos na sua primeira fase, resultantes das ações conjuntas entre o Gambá e seus parceiros locais da região, o Projeto foi renovado e retomou suas atividades em agosto de 2013, ampliando seu raio de atuação diretapara oito municípios: Elísio Medrado, Santa Terezinha, Castro Alves, São Miguel das Matas e Varzedo e agora também Dom Macedo Costa, Cruz das Almas e Amargosa.

2 PRODUTO

Durante os dois anos da primeira fase do Projeto o Gamba recuperou 12 hectares de Áreas de Preservação Permanente – APPs degradadas e implantou 16 km de cercas vivas, utilizando mudas de espécies nativas produzidas pelo Gambáno seu Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre – CPMVS, localizado na Reserva Jequitibá, município de Elísio Medrado. Mais de oito mil pessoas foram beneficiadas com as ações de reflorestamento e implantação de cercas vivas em suas propriedades e com um extenso trabalho de educação ambiental voltado para a sensibilização das populações locais.
A ampliação de áreas recuperadas comreflorestamento e com a implantação de novas cercas vivas exigirá a conquista de novos proprietários (as) rurais. Atendendo a essa finalidade estão sendo desenvolvidas ações de sensibilização e conscientização junto às comunidades locais, com a realização de oficinas, palestras, dias de campo, dentre outras atividades promovidas pela Equipe de Educação Ambiental e Fortalecimento Comunitário do CPMVS –Centro de Pesquisa e Manejo da Vida Silvestre.
O CPMVS possui uma infra-estrutura de viveiros rústicos e tecnificados com capacidade instalada de 120.000 mudas/ano, sementeiras, minhocário, equipe técnica experiente e capacitada com grande conhecimento da região e forte articulação com atores locais públicos e privados.
2.1 AÇÕES DESENVOLVIDAS
Capacitação para Produção de Mudas Nativas eReflorestamento.
O Curso de Produção de Mudas de Essências Nativas e Reflorestamento aconteceu no período de 14 a 16 de Outubro de 2010, no Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá – CETEP, em Amargosa, e na Reserva Jequitibá, em Elísio Medrado.
Durante as 24 horas de carga horária do curso o Gambá buscou socializar os conhecimentos adquiridos em 14 anos de experiência em produçãode mudas, bem como promover a troca de experiências entre organizações com as mesmas iniciativas, potencializando a recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica.
Cerca Viva – uma alternativa ambiental sustentável para as comunidades.
A Cerca Viva é uma cerca feita de plantas indicada para o isolamento de áreas como sítios, fazendas, colégios e casas. Além de valorizar a propriedade com suabeleza, ela fornece mais segurança do que a cerca tradicional e é ecologicamente correta, pois evita o desmatamento da floresta gerado pelo consumo de estacas.
O sansão do campo ou sabiá, espécie da flora nativa utilizada para a cerca viva, possui um desenvolvimento muito rápido e sua altura máxima pode chegar a 8 metros, com tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. O aspecto paisagístico encanta osvisitantes e valoriza as propriedades. Os galhos, quando podados, fornecem lenha de excelente qualidade. As folhas podem ser utilizadas na alimentação de animais e as flores fornecem pólen e néctar para os insetos polinizadores, como as abelhas. Geralmente o agricultor (a) não gosta dos espinhos, porém existem práticas de manejo que solucionam este problema.
Formação de Voluntários Ambientais.
Nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão ambiental
  • Projeto ambiental consórcio quiriri / ações municipais
  • Ações sustentáveis
  • acoes sustentaveis
  • AÇÕES SUSTENTÁVEIS
  • ações sustentaveis
  • Gestão ambiental como ferramenta democrática descentralizando as ações e desenvolvendo a visão sustentável
  • Ações para implantação de licitações sustentáveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!