Projetooo

Páginas: 4 (937 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
5.REVISÃO DA LITERATURA

A revisão da literatura foi desenvolvida através de pesquisa, abordando o surgimento e conceitos de empreendedorismo e outros assuntos referentes ao devido tema.
De acordocom o dicionário eletrônico Wikipédia, empreendedorismo é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assumeriscos e começa algo de novo.
No início do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade ecapaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. Eem 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.
Buscando ainda as raízes do empreendedorismo, Dornelas (2001) faz umresgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e ocapitalista assume os riscos de forma passiva.
Ainda segundo Dornelas (2001):
O empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década 1990, com a abertura da economia que propiciou a criação deentidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes desse momento o termo empreendedor era praticamentedesconhecido e a criação de pequenas empresas era limitada, em função do ambiente político e econômico nada propício do país.


Embora o empreendedor seja normalmente considerado como aquele quecomeça um próprio negócio, novo e pequeno negócio, Drucker (2008), afirma que se esse novo negócio não cria uma nova necessidade e satisfação ao consumidor, ele não pode ser considerado como um negócio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetooo
  • Projetooo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!