Projetooo

937 palavras 4 páginas
5.REVISÃO DA LITERATURA

A revisão da literatura foi desenvolvida através de pesquisa, abordando o surgimento e conceitos de empreendedorismo e outros assuntos referentes ao devido tema.
De acordo com o dicionário eletrônico Wikipédia, empreendedorismo é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo.
No início do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.
Buscando ainda as raízes do empreendedorismo, Dornelas (2001) faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva.
Ainda segundo Dornelas (2001):
O empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década 1990, com a abertura da economia que propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes desse momento o termo empreendedor era praticamente desconhecido e a criação de pequenas empresas era limitada, em função do ambiente político e econômico nada propício do país.

Embora o empreendedor seja normalmente considerado como aquele que começa um próprio negócio, novo e pequeno negócio, Drucker (2008), afirma que se esse novo negócio não cria uma nova necessidade e satisfação ao consumidor, ele não pode ser considerado como um negócio

Relacionados

  • Projetooo
    600 palavras | 3 páginas
  • Projetooo
    413 palavras | 2 páginas