projetoelionete3

1998 palavras 8 páginas
cultur

CULTURA ORGANIZACIONAL
Discurso Gerencial sob a visão gerencial e a visão dos funcionários - Um estudo de caso

Francisca Elionete de Lima Rodridrigues
0

CULTURA ORGANIZACIONAL

Justificativa

O objetivo do estudo visa chamar a atenção para o fato de que o discurso gerencial pode se distanciar das práticas organizacionais e alerta para as possíveis consequências desta questão. Neste contexto, o grande desafio para esse estudo em cultura organizacional é demonstrar como as diferenças de percepção do que venha ser “cultura” pode levar a disparidade entre o discurso dos gestores e as práticas percebidas pelos funcionários.

As culturas organizacionais são fenômenos reais e estão presentes em várias dimensões de uma organização. Elas impactam desde dimensões mais subjetivas – como a satisfação individual de cada funcionário, as dinâmicas sócias, os sentimentos que cada indivíduo tem a cerca de si mesmo e do ambiente a seu redor. O estudo de cultura organizacional vem elucidar alguns aspectos referentes a estas questões.

Com o enfoque especial no discurso gerencial, queremos destacar as discrepâncias existentes entre as práticas organizacionais e os discursos gerências e confrontando as duas concepções de modo a identificar e confrontar as percepções das manifestações culturais existentes entre ambas.

Cada organização é dotada de individualidades que distingue das outras, assim como são as pessoas que tem características próprias e individuais e logicamente desempenhos diferenciados. 1

Ter cuidado com a cultura é reconhecer uma energia social que pode direcionar à organização para o sucesso ou para o fracasso. Ignorar a cultura é assumir que documentos formais, estratégias, estruturas e sistemas de remuneração seriam suficientes para guiar o comportamento humano na organização: é dizer que as pessoas acreditam e se comprometem com o que está no papel ou no discurso.
Culturas bem gerenciadas a partir da compreensão efetiva de como sua subjetividade

Relacionados