projeto

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2014
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR
Disciplina: Prática Pedagógica Interdisciplinar V: Ritmos e Danças Coreografadas Carga horária: 60 h/a - 2013.1/ Bloco: VI
Professora: Cláudia Maria da Silva Vieira

1- TEMA
Atividades Rítmicas e Expressivas na Escola (Folclore)
2- APRESENTAÇÃO
O ProjetoAtividades Rítmicas e Expressivas na Escola será desenvolvido na Escola Municipal Conceição Lustosa entre os dias 26/08 e 12/09 de 2013, com público alvo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a aplicação de atividades rítmicas e coreografadas como recurso obrigatório na disciplina PPI V (Ritmos e Danças Coreografadas).As atividades rítmicas e expressivas podem ser consideradas uma das mais antigas manifestações da expressão humana, pois antes mesmo dos homens e mulheres falarem eles dançavam. Muitas cavernas possuem registros dessas formas de manifestações, que provavelmente se desenvolveram em rituais de exaltações da natureza ou súplicas para que a mesma fosse condescendente paracom as limitações humanas. Elas são realizadas através dos gestos motores, acompanhadas ou não do conto, da música ou de ritmos peculiares.

3- JUSTIFICATIVA
O Projeto Atividades Rítmicas e Expressivas na Escola é importante porque desenvolve e resgata a cultura do folclore por meio das atividades oferecidas nas aulas de educação física, visto que existe a carência dessa cultura está sendoesquecida ao longo do tempo. Elas são realizadas através dos gestos motores, acompanhadas ou não do conto, da música ou de ritmos peculiares.
O projeto pedagógico escolar prioriza mais o esporte do que as atividades rítmicas, sabendo que no esporte o ritmo está presente em todos os gestos desportivos.
O referido projeto será realizado com o intuito de solucionar a carência de atividades rítmicas eculturais. De acordo com os PCNs as atividades rítmicas estão incluídas nas aulas de educação física.
4- SITUAÇÃO PROBLEMA
De acordo com alguns estudos percebe-se que o currículo da educação física escolar prioriza a atividade esportiva, apesar dos PCNs delinearem como conteúdos da educação física escolar jogos, esportes, dança, entre outros.
5- PÚBLICO ALVO
O Projeto Atividades Rítmicas eExpressivas na Escola será desenvolvido com os alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Conceição Lustosa, com faixa etária de 11 a 14 anos de idade.
6- OBJETIVOS
6.1- GERAL
Resgatar a cultura folclórica no ambiente escolar por meio de atividades historiadas.
Conhecer a do Pé de Garrafa proporcionando atividades rítmicas teatralizada.
6.2- ESPECÍFICO
Estimular a criatividade,aperfeiçoar o ritmo e conhecer os sons.
Explorar a criatividade e o conhecimento rítmico e artístico.
7- REFERENCIAL TEÓRICO
As atividades rítmicas e a dança são conteúdos da Educação Física escolar, uma vez que integram a cultura corporal de movimento. Assim, essas práticas corporais possuem o mesmo grau de importância dos demais conteúdos dessa disciplina.
No entanto, o que presenciamosgeralmente, é que tais conteúdos são raramente desenvolvidos no ambiente escolar e, quando são a ênfase consiste apenas nas vivências de forma descompromissada.
Silva et al (2008, p. 37) apontam uma das possíveis razões para essa realidade: “existe hoje uma grande carência do trabalho com o ritmo, por exemplo, nas escolas, talvez por que a maioria dos professores desconheça o sentido dessa palavra eas possibilidades de trabalho que podem ser desenvolvidas através dela.” Marques (2007, p. 22), realça as análises dos autores afirmando que: “na grande maioria dos casos, professores não sabem exatamente o que, como ou até mesmo porque ensinar dança na escola.”
É nesse sentido, que acreditamos ser relevante destacar a importância das atividades rítmicas e da dança, bem como, algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!