Projeto: A influência das redes sociais na educação

Páginas: 11 (2677 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A influência das redes sociais na educação
1. Objetivos Gerais:
Incentivar os alunos e professores no uso de modo adequado e benéfico das redes sociais no ambiente escolar.
2. Objetivos específicos:
a) Identificar quais são as redes sociais que os alunos mais utilizam;
b) Pesquisar quais são os conhecimentos dos professores em relação ao uso das redes sociais;
c) Levantar dados em relaçãoao nível socioeconômico dos alunos, identificando se todos ou a maioria faz o uso das redes sociais e com que frequência são utilizadas;
d) Determinar quais sites e redes sociais terão efeitos positivos e importância em relação ao processo de ensino-aprendizagem;
e) Propor atividades utilizando as redes sociais a favor do processo de ensino na escola e em tarefas de casa, criando grupos deestudo e/ou páginas onde os alunos e professores possam interagir compartilhando conhecimentos.
f) Demostrar quais redes sociais já tem o objetivo focado na educação.

3. Justificativa
No Brasil, o desenvolvimento tecnológico está refletindo na educação, e muitas escolas e estão se adaptando ao uso das tecnologias para o aprendizado do aluno. Além disso, o crescimento no uso das redes sociais comoTwitter, Facebook e WhatsApp, principalmente pelos alunos, tem influenciado na educação em vários aspectos positivos e negativos.
Existem os riscos que o mau uso da internet oferece, e como exemplo vê-se que a linguagem dos alunos está sendo prejudicada pelos “dialetos digitais” e a distração em sala de aula está cada vez maior, prejudicando o aprendizado. E é devido a esses problemas que se faznecessário um direcionamento a esses jovens no uso destes recursos.
Os direcionamentos possíveis são criar grupos, blogs e páginas nas redes sociais onde os alunos possam interagir com os professores, compartilhando assuntos sobre o tema estudado, fotos de aulas práticas a serem compartilhadas com outras pessoas, levando o aprendizado a pessoas de outras escolas, turmas e idades.
Outra formabenéfica é incentivar os alunos a usarem redes sociais direcionadas a educação, tais como:
O Edmodo já está disponível em português, e o acesso é inteiramente gratuito. Tem como público-alvo escolas de ensino fundamental.
O Teamie ainda não tem versão em português. O primeiro acesso é gratuito e limitado. Para desfrutar de toda a rede, é preciso desembolsar cerca de 11 reais ao mês.
O Schoologytambém não tem versão em português, mas o acesso é totalmente gratuito.
A rede Lore está inteiramente em inglês e é voltada a estudantes do ensino superior. O acesso é gratuito.
O Passei Direto é uma rede brasileira voltada a estudantes do ensino superior.
O Ebah também é uma rede brasileira destinada ao compartilhamento de material acadêmico. Tem como público-alvo estudantes do ensino superior.As contribuições positivas estão relacionadas às novas possibilidades de aprendizagem, pois o fácil acesso as informações através da internet e a comunicação através das redes sociais abrem espaço para um aprendizado em rede.
Outra contribuição é motivar os alunos a ter uma relação mais aberta e a interação com o professor, trazendo uma visão de que o aluno pode aprender com o professor, assimcomo o professor pode aprender com o aluno.
4. Revisão teórica
Hoje em dia cada vez mais cedo as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano do aluno. Além de entreter os alunos, as redes sociais podem se tornar fontes preciosas de interação para auxiliar o professor em sala de aula, desde que usada de forma correta, buscando através da aula o interesse dos jovens, facilitando a aprendizagem.Além dos recursos didáticos e pedagógicos, com possibilidades interdisciplinares, a Internet ainda poderá contribuir com o setor administrativo, na divulgação de calendários, planejamentos, eventos, notas, etc., agilizando a comunicação entre os professores, entre os alunos, e entre os professores e alunos. E há ainda a possibilidade de se criar cursos on-line.
Ao professor cabe a tarefa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação e redes sociais
  • Influência das redes sociais
  • influencia das redes sociais
  • Influência das Redes Sociais
  • A influencia das redes sociais
  • A influência das redes sociais
  • Influência das redes sociais
  • A influencia da rede social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!