PROJETO A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA

Páginas: 7 (1706 palavras) Publicado: 21 de junho de 2014
PROJETO A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA

Introdução
Entre os 3 e os 10 anos de idade a região do cérebro humano responsável pela área cognitiva está mais ativa é, portanto, mais suscetível de ser estimulada pela atividades lúdicas. Se a criança receber uma educação diferenciada nesse período, terá sua sensibilidade altamente favorecida. Além disso, várias áreas do cérebro também serãoestimuladas. Com base nisso será proposto o ensino através das atividades lúdicas. Todo o ser humano pode beneficiar-se de atividades lúdicas, tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Através das atividades lúdicas desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamosregras e papéis sociais. Podemos dizer que nas atividades lúdicas ultrapassamos a realidade, transformando-a através da imaginação. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens. A proposta é queseja realizada na Escola EMEF Adão Benezath, localizada, no bairro Antonio Honório no município de Vitória-Es, durante o 2º semestre do ano letivo de 2010. O projeto será realizado com as crianças da 1ª série do ensino fundamental. Visando atividades lúdicas, alegres e divertidas é que o projeto será trabalhado. Entendemos que na atividade lúdica o que importa não é apenas um produto da atividade,mas que dela resulta a própria ação e movimento vivido. Possibilita a quem a vivência, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momento de vida.






Justificativa
Entendemos que as crianças precisam que sua observação seja ativada e que o conhecimento de objetos que as cercam seja despertado;pois gostam de brincar mais sozinhas, e seu principal interesse é descobrir seu próprio corpo, precisam desenvolver seus músculos e sua imaginação, precisam estimular a sua criatividade, necessitam conviver com outras crianças.
Os adultos não devem preparar as crianças para o futuro, fazendo assim com que elas percam a sua infância, e os profissionais devem entender que nas nossas intervençõesnas atividades não devem ser impostas. Devemos ativar a observação e despertar para o conhecimento de objetos que as cercam. A vontade da criança deve ser levada em conta, assim como as suas idéias devem ser acatadas sempre que possível, pois é nítida a felicidade e maior interesse da criança em uma atividade em que ela contribuiu na sua elaboração, o respeito da cultura da criança também deve serlevado em conta.
Viver ludicamente significa uma forma de intervenção no mundo, indica que não apenas estamos inseridos no mundo, mas, sobretudo, que somos parte desse conhecimento prático e que essas reflexões são as nossas ferramentas para exercermos um protagonismo lúdico e ativo.
Assim, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo querepresenta as atividades lúdicas, que se reduziram apenas em atividades infantis. Freinet (1998) denomina "práticas lúdicas fundamentais" como o não exercício específico de alguma atividade, pois, ele acredita que qualquer atividade pode se corrompida nas suas essências, dependendo do uso que se faz dela. O professor deve traçar seu objetivo de forma subjetiva, permitindo o foco da atividade sejasimplesmente o brincar, pois os benefícios que ela pode causar, na maioria das vezes são inesperados. Nós profissionais que atuamos também na Educação Infantil devemos ficar atentos a importância da atividade lúdica, para que ela ocorra da melhor forma e no seu real sentindo.
A atividade lúdica quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons, aptidões, por isso, deve-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM
  • A importancia das atividades lúdicas
  • projeto de atividades ludicas
  • A importância das atividade lúdicas para o trabalho do psicopedagogo
  • A importancia das atividades ludicas no ensino da matematica
  • A importância da educação física e das atividades lúdicas
  • A importância das atividades ludicas para o trabalho do psicopedagogo
  • Importancia das atividades ludicas na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!