PROJETO A GUA E A SUA POTABILIDADE AN LISE MICROBIOL GICA Salvo Automaticamente

1652 palavras 7 páginas
PROJETO: A ÁGUA E A SUA POTABILIDADE –
ANÁLISE MICROBIOLÓGICA

INTRODUÇÃO

A água é um elemento vital para as atividades humanas e para a manutenção da vida no planeta, um recurso limitado que possui papel significativo no desenvolvimento econômico e social de uma região (BRASIL, 1997 apud FOLLMANN; FOLETO, 2010).
De acordo com dados recolhidos através de levantamentos geo-ambientais, cerca de 70% da superfície do Planeta é constituída por água, sendo somente 3% de água doce e, desse total, 98% encontra-se na condição de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total existente no Planeta (GOMES, 2011).
Em se tratando de quantidade, pode-se dizer que o Brasil é um país afortunado, já que possui a maior reserva de água doce do Planeta, ou seja, 12% do total mundial, de forma que estes não são distribuídos uniformemente pelo território nacional (GOMES, 2011); No entanto, as características de recurso natural renovável, em várias regiões do país, têm sido drasticamente afetadas. Os processos de urbanização, de industrialização e de produção agrícola não têm levado em conta a capacidade de suporte dos ecossistemas, o que tem gerado a poluição dos corpos de água doce de superfície em níveis nunca antes imaginados (REBOUÇAS, 1997 apud BRASIL, 2006).
Quando se fala em água potável, faz-se referência a água que pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de adquirirem doenças por contaminação da mesma. Ela pode ser oferecida à população urbana ou rural com ou sem tratamento prévio dependendo da origem do manancial. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública, sendo que cada etapa do tratamento é um obstáculo para a proliferação de patógenos nocivos à saúde (SANEAGO, 2009).
A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser ingerida ou utilizada para fins higiênicos, o que se

Relacionados