PROJETO VIOLENCIA NA ESCOLA jOSENEIDE

Páginas: 12 (2944 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2015
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA E PRATICAS EDUCALIVAS


ANANDA BORGES
DURCILENE LACERDA
CAROLINE SILVA
KAMILA PORTELLA
JUCIENE FERREIRA
LUANA ANIELY
LUANA KARINA














Projeto de Intervenção: Violência na Escola













Feira de Santana
2013
ANANDA BORGES
DURCILENE LACERDA
CAROLINE SILVA
KAMILA PORTELLA
JUCIENE FERREIRA
LUANA ANIELY
LUANA KARINAProjeto de Intervenção: Violência na Escola











Projeto de Intervenção apresentada à disciplina Psicologia e Práticas Educativas do curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências como requisito parcial de avaliação da disciplina, sob a orientação da Prof.ªJoseneide Bezerra.




Feira de Santana
2013


Tema:
Projeto Resgatando valores: Sensibilizando crianças para combater aviolência na escola.

Introdução
Na atual situação da educação, observam-se, frequentemente, ondas de violência que envolve o ambiente escolar, afetando, sensivelmente, o rendimento dos educandos. Diante disso, houve a necessidade de implementar um projeto norteador de discussão para as questões sociais que determinam o desempenho dos pequenos jovens em busca de melhorias dentro da escola.Orientar a importância da dignidade humana e resgatar valores essenciais para alcançar um bem estar digno comunitário e familiar são objetivos precípuos para o engrandecimento do ser.Para tanto,utilizou-se de atividades socioeducativas, palestra com dinâmicas para resgatar o bom senso e a motivação dos estudantes no intuito de transformar a realidade da escola. Diante dessa problemática e apósobservação, coleta de dados e analise da pesquisa, percebe-se que as possíveis causas desse problema são: falta de afetividade, hiperatividade, condutas antissociais dissimuladas e encobertas, abandono, ambiente familiar deteriorado, práticas autoritárias repressoras e agressivas.

Objetivo Geral:
Investigar o problema da violência na escolae alternativas para mudar a situação atual.

Objetivo Especifico:Identificar e refletir em conjunto as causas da violência;
Proporcionar um ambiente de ensino aprendizagem socializador e que desenvolva a afetividade entre educando e professores;
Promover atividades que priorizem o dialogo, a paz, o amor, a autoestima e valorização da vida;
Propor intervenções pedagógicas que cultivem valores e tragam a família para a escola;
Promover mecanismos propositivos comodiálogo e participações onde possam desenvolver relações psicossociais e humanas das crianças;
Aplicar questionários para educandos e educadores sobre o assunto;
Propor regras justas e flexíveis para educarsem dominar.

Metodologia:

O projeto foi elaborado através de metodologia observacional medindo a qualidade de vida escolar, após detectar a problemática da pesquisa social no campo.Emreferência aos dados coletados, pode-se elaborar um projeto que contou com a participação da comunidade escolar – alunos e professores, contando com a contribuição dos participantes que nos fez alcançar os nossos objetivos.


Justificativa:

É inevitável falar sobre os direitos da dignidade da pessoa humana sem citar o papel do Psicopedagogo na comunidade escolar, para a implantação de politicas publicas.Entende-se como uma ferramenta que possa garantir a eficácia ao direito do cidadão sem violar a dignidade, respeitando e protegendoda marginalidade, violência, drogas e exclusão.
Sensibilizando jovens por meio eficaz na luta pela criação de um clima de respeito aos direitosfundamentais.Observa-se, assim, uma ação educativa na tentativa de considerar como intrínsecos, a observação eanálise daproblemática, evitando que os participantes não se tornem meros objetos, e sim atuantes daquilo que se propaga.

DISCUSSÃO DE DADOS:

O Conselho Federal de Psicologia reconhece desde a resolução 013/07, a Psicologia Escolar/Educacional como área de atuação do profissional psicólogo. Segundo Patias& Gabriel (2011), a psicologia escolar surgiu para atender funções específicas, agindo no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto violência na escola
  • projeto de intervenção violencia nas escolas
  • projeto violência na escola
  • Tcc projeto violencia na escola
  • projeto sobre a violência na escola
  • Projeto violência na escola
  • Psicologia social violencia nas escolas
  • Violência nas escolas ou violência das escolas?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!