Projeto viola cidadão - escola e fábrica

Páginas: 18 (4306 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
[pic] [pic]










































Malacacheta
Janeiro de 2012
[pic] [pic]









































Malacacheta
Janeiro de 2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 1



TÍTULO 4INTRODUÇÃO 4
JUSTIFICATIVA 6
META 7
OBJETIVO GERAL 7
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
PÚBLICO ATENDIDO/ BENEFICIADOS 8
RESULTADOS ESPERADOS 8
METODOLOGIA 9
ÁREA DE ABRANGÊNCIA/LOCALIZAÇÃO 14
ENTIDADES ENVOLVIDAS 14
ORÇAMENTO DO PROJETO 16
INÍCIO E TÉRMINO DO PROJETO 17
COMUNICAÇÃO DO PROJETO 18
FICHA TÉCNICA 18
























1. TÍTULO : ViolaCidadã - Escola e Fábrica

2. INTRODUÇÃO

O projeto Viola Cidadã- Escola e Fábrica foi um dos selecionados para compor a Política Anti-drogas do Estado de Minas Gerais, no âmbito do Programa Aliança Pela vida, regido pelo decreto 45.555 de 2011. Trata-se do estabelecimento de parcerias e mobilização social entre o Governo de Minas Gerais com Entidades da sociedade civil, com o objetivo defortalecer a prevenção e combate ao uso de drogas no estado.

O projeto em questão irá implantar oficinas de formação profissional e cultural nas áreas de áudio e vídeo, música regional (viola caipira) e Professor luthier (construção de instrumentos) na cidade de Malacacheta. Seu foco está centrado em estratégias voltadas para o empreendedorismo e a geração de trabalho e renda para jovens emsituação de vulnerabilidade social, que sejam moradores das três cidades pertencentes à comarca de Malacacheta.

Para materialização de sua proposta, o projeto Viola Cidadã - Escola e Fábrica visa abarcar cinco eixos de atuação, sendo eles:

1 - Formação digital – com a realização de cursos de edição de áudio e vídeo em Software Livre;

2 - Formação cultural – com envolvimento dos educandos nasatividades culturais da região;

3 - Formação profissional – com a montagem de uma fábrica artesanal de instrumentos musicais (Professor luthier);

4 - Empreendedorismo – aulas orientadas pelo Sebrae (parceiro local) para estimular, orientar e melhorar o planejamento empresarial de cada participante;

5 - Prevenção – com a inclusão destes participantes em processos produtivos, culturais e sociaisda cidade e região.


Em relação à captação dos alunos, os mesmos poderão ser indicados pelos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), pela vara da infância (quando adolescentes) ou em seleção pública realizada pelo Grupo Estudantil de Administração Pública -GEAD. Neste caso, o GEAD usará apoio de psicólogos e assistentes sociais ou de outros profissionais que julgarnecessário.

Em relação ao funcionamento das aulas, serão realizadas em turnos de três horas, nos períodos vespertino e noturno. Se necessário, o GEAD criará turmas nos finais de semana, dado que devido a presença de faculdades com cursos semi-presenciais, tal cidade possui a cultura de estudar no período citado. Além disso, as aulas acontecerão na sede do Conselho Municipal de Segurança Pública- CONSEP, no instituto Municipal de Música e na Associação Malacachetense de Amparo à Infância – AMAI.

Em relação ao conteúdo escolhido para as aulas, pode-se dizer que estão inseridos em áreas de formação com notório interesse local; principalmente pela falta de profissionais capacitados na região. Pretende-se ainda, substituir o “status” negativo atribuído aos jovens usados por traficanteslocais, pelo “status” de artista, empreendedor.

Muitas vezes os adolescentes e jovens são levados ao “mundo do tráfico” pela falta de opções de trabalho, cultura, esporte e geração de renda das comunidades que estão inseridos. No entanto, muitos são atraídos pela relação de poder, valorização e acolhimento que estes grupos sociais aparentam oferecer. Os adolescentes e jovens sentem-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto encontro cidadão: escola e família pela educação
  • Projeto de fábrica
  • Projeto fabrica
  • Projeto cidadão
  • projeto fabrica
  • Projeto de Fabrica
  • Projeto de Fábrica
  • Projeto de fabrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!