projeto velho amogo

2927 palavras 12 páginas
Curso: Serviço Social
Semestre: 7º Semestre Tutora a distância: Maria de Fatima Bregolato
Tutora presencial: Eliane Magalhães

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Equipe:
Cláudia RA: 267497
Iolete RA: 198549
Leydiane RA: 191198
Osmarina RA: 205519

Limoeiro do Norte
2013
Competências Profissionais
A criação e o funcionamento dos conselhos de fiscalização das profissões começaram nos anos 1950 quando o Estado regulamentou as profissões e os ofícios consideradas liberais-até então os conselhos tinham o caráter basicamente corporativo com funções controladora e burocrática.
O Serviço Social foi uma das primeiras profissões na área social a adquirir um estatuto profissional regulamentado pela lei federal 3252/57, que expressa uma concepção conservadora da profissão. Os códigos de éticas de 1965 e 1975 tinham essa mesma perspectiva.
No final de 1970 como as lutas das classes estavam intensas em torno da democratização do país, começaram a aparecer grandes mudanças para as atividades da categoria, aliados as lutas sociais em curso. Dai então os conselhos começaram a questionar sua função meramente burocrático, repensando seu aparato disciplinador, ai vem às preocupações com as demandas vindas do cotidiano profissional e da sociedade Brasileira.
Nos anos 1980 constituíram um marco na estruturação dos serviços de fiscalização profissional e de ações voltadas para a atualização de cadastro, localização dos espaços de atuação do assistente social e enfrentamento da inadimplência generalizada.
Em 1986 dói extinta a supervisão ministerial aos conselhos. Estes passaram a condição de autarquias especiais. Neste mesmo amo a categoria teve a aprovação de um novo código de ética, onde definitivamente apontou para o compromisso de vinculação da profissão as lutas dos trabalhadores.
O movimente de re-conceituação foi um processo de ruptura com o serviço social norte americano-vigente no

Relacionados