Projeto Thais Metodologia1 4 01 12 10

1711 palavras 7 páginas
THAÍS SANTOS DE ARAÚJO

O ACESSO A INFORMAÇÃO NOS ARQUIVOS: A VALORIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES

NITERÓI

2010
THAÍS SANTOS DE ARAÚJO

ACESSO A INFORMAÇÃO EM ARQUIVOS: A VALORIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES

Pré-projeto apresentado a Disciplina Metodologia da Pesquisa II como requisito básico para a avaliação da disciplina do Curso de Arquivologia ministrada pelo Professor Eduardo Murguia.

Orientador (a):

NITERÓI
2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS

4 METODOLOGIA DA PESQUISA

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO
A missão de todo arquivo é manter organizado os seus documentos, dar suporte técnico, conservá-los e preservá-los em qualquer que seja o seu suporte. Também é de igual importância garantir o acesso de forma satisfatória aos seus usuários. Segundo a Lei 8159 de 8 de janeiro de 1991, considera-se arquivo,

os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

Os arquivos anteriormente consolidaram-se como históricos obtendo como resultado a formação de arquivistas historiadores focando no tratamento dos documentos como fonte de testemunho histórico deixando de lado o fato de serem constituídos em razão das necessidades da administração. Deste modo, segundo Jardim, as instituições arquivísticas públicas caracterizavam-se pela sua função de órgão estritamente de apoio à pesquisa, comprometidos com a conservação e acesso aos documentos considerados de valor histórico. A tal concepção opunha-se, de forma dicotômica, a de ‘documento administrativo’, cujos problemas eram considerados da alçada exclusiva dos órgãos da administração pública que os produziam e utilizavam (p.36).

Assim a fase permanente ou terceira idade

Relacionados

  • Trabalho com Famílias
    88689 palavras | 355 páginas