Projeto terapêutico de saúde mental

Páginas: 15 (3697 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2011
Sumário

1. Acolhimento 4
1.1 Dados de identificação 4
2. Avaliação de enfermagem 5
2.1. Acesso aos serviços de saúde 5
2.2. Redes sociais comunitárias 5
2.3. História do desenvolvimento psicossocial 6
2.4. História Familiar 7
2.5. Exame Mental 9
3. Estudo da psicopatologia 10
3.1 Medicações 12
4. Plano de Tratamento 13
4.1 Problemas Levantados 13
4.2 Objetivos do Plano deTratamento 14
4.3. Conduta 14
5. Referencias 17

1. Acolhimento

No dia 17 de setembro de 2010 às 14:15, no período vespertino houve a realização de visita domiciliar com a finalidade da realizar exame mental a um etilista. Entrevista realizada diretamente com o usuário, no entanto, contou também com a presença e contribuições de sua mãe. A abordagem iniciou-se com a docente e posteriormente osacadêmicos conduziram a entrevista e o exame mental.
A abordagem foi realizada no domicílio do usuário, em uma sala de visitas, sem ventilação, onde as acadêmicas e a docente ficaram sentadas no sofá e o usuário e sua mãe que acompanhou toda a entrevista em cadeiras.
Do início ao término da visita realizada, o usuário mostrou-se a todo momento receptivo com as acadêmicas e a docente respondendo atodos os questionamentos realizados, demonstrando satisfação com a visita sem expressar qualquer grau de desrespeito aos presentes. Diante dessas observações, percebeu-se que muitas vezes o usuário estava envergonhado por não saber responder ou não se lembrar de alguns questionamentos. Apresentava episódios de choro diante das lembranças do que já havia passado e da morte de seu pai e tambémquando falava de sua dependência em relação a sua mãe. Apresentava insatisfação por não conseguir deixar o etilismo, relatando a preferência por estar no hospital psiquiátrico uma vez que ali está longe da bebida.

1.1 Dados de identificação

Gilberto Barbosa Pinto, 35 anos, solteiro, não tem filhos, natural de Rondonópolis, brasileiro, desempregado, residente em área urbana no bairro Luz D`Yara.2. Avaliação de enfermagem

2.1. Acesso aos serviços de saúde

O usuário do presente estudo relatou ter utilizado serviços especializados de saúde mental por onze vezes no Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso do município de Rondonópolis – MT, uma vez em um Centro de Reabilitação em Goiás – GO e uma vez em uma instituição para dependentes químicos no município de Boituva – SP, no qualpermaneceu por um período de seis meses.
Ao retornar ao ambiente familiar após as internações acima citadas, o usuário relatou não procurar serviços de saúde de atenção a saúde mental de caráter comunitário - Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) - para sua reabilitação e inserção social, devido a falta de estímulos e vontade própria.
Refere não realizar acompanhamento naunidade de saúde da família de sua abrangência, procurando-a apenas para solicitar encaminhamentos para avaliação médica-psiquiátrica.

2.2. Redes sociais comunitárias

Usuário mantém restrita integração com redes sociais comunitárias. O mesmo refere ter vínculos apenas com familiares e poucos amigos, pois afirma que em consequência de sua dependência química estes se afastaram.
Refere nãoter interesse ou afinidade a participação de Centro de Assistência Social (CRAS) e grupos de apoio para dependentes químicos como Alcóolicos Anônimos (AA). Com exceção do hospital psiquiátrico, não utiliza outros serviços de saúde mental.
A única pessoa que possui vínculo religioso é a mãe, a qual teve a iniciativa de levar o usuário cerca de duas vezes na igreja que frequenta, porém o mesmo nãoestabeleceu vínculo com esse grupo religioso.
2.3. História do desenvolvimento psicossocial

Usuário relata não ter passado por aspectos marcantes na infância, sendo que sua mãe relatou que este era uma criança amorosa, comportada, sem qualquer distúrbio afetivo, não gerando qualquer tipo de problema ou trabalho. Na transição entre a puberdade e a adolescência, houve o contato com a o álcool e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho com grupos terapêuticos em saúde mental.
  • Plano terapêutico de enfermagem em saúde mental
  • Projeto saude mental
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
  • Projeto de pesquisa em saúde mental
  • PROJETO PESQUISA SAUDE MENTAL
  • O potencial terapêutico da expressão artística na saúde mental
  • DESENVOLVIMENTO DE GRUPO TERAPÊUTICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SAÚDE MENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!