Projeto TCC1 Alysson Melo Final

2684 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
ENGENHARIA CIVIL

ALYSSON MELO DE BARROS CORRÊA

UTILIZAÇÃO DE ADITIVOS NAS ARGAMASSAS DE
REVESTIMENTO AGREGANDO QUALIDADE NAS SUAS
PROPRIEDADES

Salvador
2015

ALYSSON MELO DE BARROS CORRÊA

UTILIZAÇÃO DE ADITIVOS NAS ARGAMASSAS DE
REVESTIMENTO AGREGANDO QUALIDADE NAS SUAS
PROPRIEDADES

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina TCC 1 do Centro
Universitário Estácio da Bahia - Estáco/FIB, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Orientador(a): Prof. Msc. Patrícia Miranda Lordêlo

Salvador
2015
2

RESUMO
Palavras-chave: Argamassa. Revestimento. Propriedades. Aditivos.

Este projeto de pesquisa apresenta um breve estudo sobre a utilização de aditivos em argamassas de revestimento em obras civis.
Serão estudados os componentes destes aditivos, suas principais características e as principais vantagens na sua utilização.
Serão apresentados, através de pesquisas, os resultados obtidos nos aspectos de qualidade agregada ao produto final argamassa com a utilização destes aditivos, bem como os prováveis ganhos para o resultado final da obra, sejam eles diretos ou indiretos. 3

1. INTRODUÇÃO
A argamassa é um material de construção constituído pela mistura homogênea de água, um ou mais aglomerantes, que pode ser cal ou cimento e agregado miúdo, que é a areia.
Uma das principais aplicações da argamassa em uma obra é a de revestimento. As principais misturas de argamassas utilizadas para revestimento são as argamassas à base de cal e as argamassas à base de cal e cimento. De acordo com a NBR
(13529/1995), dependendo das proporções entre os constituintes da mistura e sua aplicação no revestimento, elas recebem diferentes nomes em seu emprego:
- Chapisco, que é a camada de preparo da base, aplicada de forma contínua ou descontínua, com a finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção de água e para melhorar a aderência do revestimento.
- Emboço, que é a camada de revestimento executada para cobrir e regularizar a

Relacionados