Projeto tcc ciências contábeis

Páginas: 6 (1275 palavras) Publicado: 16 de junho de 2012
1. Introdução
O termo cooperativismo vem de a palavra cooperar, que significa unir e coordenar os meios e os esforços de cada indivíduo para realização de atividade comum, visando alcançar um resultado procurado por todos.
Estudos comprovam que havia cooperação entre os homens desde os primórdios, estando sempre associada às lutas pela sobrevivência, às crises econômicas,políticas e sociais, bem como às mudanças. Os povos antigos praticavam a cooperação na sua luta pela sobrevivência. A caça e a pesca em comum, a construção de habitações e a defesa da comunidade eram realizadas em conjunto pelos membros dos grupos. Além dessas atividades, nas sociedades mais primitivas, a cooperação aparecia nas manifestações religiosas, componentes da vida social, mantendo-se pelocostume ou pela autoridade dos chefes tradicionais. Em qualquer caso a cooperação exprime a solidariedade instintiva do grupo. Em todos os povos encontramos vestígios e instituições baseadas na cooperação sem prévias formulações jurídicas ou normas escritas. Constituem mudanças espontâneas, benefício comum, trabalho em grupo, solidariedade e ajuda mútua. Entre todos os povos, sempre existiram tradiçõesde solidariedade social, com primitivas significações rituais. Esses costumes tradicionais revelam que a cooperação responde a uma necessidade profunda da humanidade.
Segundo Polonio (1999 pg. 23):
no Brasil as cooperativas deram início em 06 (seis) de janeiro de 1903 pelo Decreto nº 979 que regula a classe dos sindicatos e cooperativas rurais e de consumo, antes em 1890, existiammovimentos formados pelos militares, mas não vigoraram, posteriormente em 05 de janeiro de 1907 pelo Decreto n º 1.637, este então instituíram formas de constituição as cooperativas, vinte anos mais tarde em 1932 com o Decreto n º 22.239 formou-se o marco do cooperativismo no Brasil, dando formalização legal as cooperativas, o qual era denominado “o estatuto do cooperativismo”. No ano seguinteeste Decreto foi substituído pelo Decreto n º 23.611.
No momento em que se fala em contabilidade e demonstrações contábeis de cooperativas, que se diferenciam em muitos tópicos das sociedades empresariais, não se admite que se submetam ao regime destas, embora este fato seja corriqueiro, talvez pelas deficiências da lei 5.764/71, que regem as cooperativas. As informações geradas pelacontabilidade das cooperativas devem acordar com os Princípios fundamentais de Contabilidade, para atender a legislação específica e gerar informações condizentes aos usuários. Os princípios contábeis são responsáveis por não deixar que a contabilidade fuja ao seu objetivo, enquanto que os usuários correm os riscos pelas tomadas de decisões. A contabilidade para as cooperativas deve utilizar-sede formas e nomenclaturas específicas para que não se criem lacunas, pois estas exigem dados não existentes em outras sociedades. Nas cooperativas as demonstrações contábeis além do resultado financeiro, devem apresentar demonstrações do resultado das atividades sociais. Sendo de suma importância, para que se aproxime cada vez mais do seu objetivo principal. Objetivo este, que é o detrabalhar para o crescimento social de seu cooperativado. O CFC - Conselho Federal De Contabilidade preocupado com que a contabilidade não fuja aos seus objetivos e ao mesmo tempo acompanhe a evolução do cooperativismo, aprovou a Resolução n° 920, de 10-12-01 que através da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica (NBCT) 10.8 regulamenta essas Entidades. As normas são criadas para que seestabeleçam regras e procedimentos com o intuito contábil de prover ao seu usuário informações condizentes com a necessidade.

2. Problema de Pesquisa

Depois de um longo período de espera, e de várias tentativas para que as sociedades cooperativas tivessem tratamento contábil diferenciado das demais sociedades, foram publicados pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade, as resoluções n°s...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc
  • Tcc academia (ciencias contabeis)
  • TCC CIENCIAS CONTABEIS
  • Tcc ciências contabeis
  • TCC ciencias contabeis
  • tcc ciencias contabeis
  • Tcc ciencias contabeis
  • Tcc ciências contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!