Projeto TCC 150415 Copy

600 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

O USO DE SOFTWARE DE GESTÃO NO
GERENCIAMENTO DA CONTRUÇÃO CIVIL

Orientador

Orientado MJBS

– Brasil
Abril de 2015

1. INTRODUÇÃO O mercado da construção civil está cada vez mais competitivo e exigente, em busca de qualidade com os menores valores. Para que as empresas consigam sobreviver nesse mercado, mantendo os lucros, é necessário investimentos no planejamento e gerenciamento de um obra. Um bom gerenciamento é impressindível para minimizar futuros problemas, tanto na obra física, quanto nas finanças, além de ajudar a garantir a qualidade da obra.
A melhor opção para reduzir os riscos que circundam uma obra da construção civil, é uma boa gestão, com o auxílio de de softwares adequados no planejamento e controle. Paulson Jr (1976), ao fazer uma análise do custo do planejamento, indicou que representa-se menos de 1% do valor total do empreendimento, enquanto que os resultantos da tomada de decisão antes de se iniciar a construção podem trazer uma economia na ordem de 25% do custo total da construção. Com este trabalho, busca-se apresentar de um maneira didática, os recursos que as ferramentas de gestão auxiliam no planejamento e gerenciamento de uma obra da construção civil, com ênfase no uso do software SIENGE.

2. JUSTIFICATIVA O interesse por esse assunto, surgiu com a experiência do aluno, no uso do software na empresa onde trabalhou. Visto o grande potencial que as ferramentas auxiliam no gerenciamento da construção. Onde é possível compor os custos unitários e orçamento, bem como garantir controle, eficiência e dinâmica na gestão da obra com o planejamento e acompanhamento da mesma, controle de mão de obra entre outros.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Demonstrar como um software de gestão permite o gerenciamento de uma obra de forma organizada, mantendo total controle do orçamento,

Relacionados