Projeto Sustentabilidade Evertom

1873 palavras 8 páginas
1 Introdução

O que abordaremos neste trabalho e um Projeto de Sustentabilidade Energética-PSE que busca uma visão ampla de aspectos relacionados ao consumo sustentável e ecológico, buscando alternativas viáveis e rentáveis para se implantar dentro da unidade Pitágoras e suas mediações, visando manter a mesma qualidade e, ou melhor, possível sem gerar transtornos e gastos desnecessários.
O alerta sobre o aquecimento global e as conseqüências das mudanças climáticas, a possibilidade de aumento de refugiados ambientais, os impactos sócio-econômicos negativos vinculados à globalização, levam os profissionais de diversos setores da sociedade a discutir a adoção de parâmetros sustentáveis globais e locais para gestão, produção, consumo. Como exemplo, podemos citar a indústria de construção civil que está entre os modelos de produção e consumo mais ineficientes. Globalmente, o setor consome de 12 a 16% da água; 25% da madeira florestal; de 30% a 40% da energia e 40% da produção de matéria-prima extrativa. Também é responsável por 20% a 30% da produção de gases do efeito estufa; 40% do total dos resíduos, dos quais de 15% a 30% são depositados em aterros sanitários. Além de que 15% dos materiais são transformados em resíduos durante a execução da obra.
Para que este projeto seja considerado Sustentável e Eficiente, deve conter medidas que visam reduzir a quantidade e o consumo de energia, bem como otimizar o uso de recursos necessários, vejamos alguns exemplos:
• Substituição das lâmpadas (Fluorescente Vapor de Sódio e Metálico);
• Otimização no consumo de energia;
• Alteração de ou nos equipamentos (tecnologias Limpas);
• Descarte apropriado das lâmpadas;
• Melhoria e mais qualidade para as instalações prediais;
Com a implantação deste projeto todos saem ganhando, a instituição pedagógica, a população universitária e os responsáveis pelo PSE, pois além de preservar o meio ambiente podendo gerar uma grande economia dentro da unidade Pitágoras.

Relacionados