Projeto societário

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 16 de junho de 2012
Projecto societário

“Opção por um projecto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação exploração de classe, etnia ou género.”
Este princípio vai ampliar a visão do serviço social do ponto de vista do ser humano, enquanto ser social, remetendo a atenção do profissional para outras determinações tais como questões de género, orientação sexual,etnia, entre outros, tendo em conta a concepção de classe, com vista á construção de uma nova sociedade.
Nos anos 80, eticamente o serviço social, ao introduzir na formação e no desempenho profissional, um saber prático ou crítico, passou a ter uma visão mais realista do indivíduo e da sociedade em que este se insere. A política, ou seja a posicionamento face aos problemas políticos, insere-se numprojecto de transformação social, desenvolvido em sintonia com as forças socialistas e democráticas com vista á concretização de uma sociedade mais igualitária, pluralista e justa. É então estabelecido um compromisso ético com a classe trabalhadora (c.f Malainho.(20003:33)
Nos anos 90 surgiu o debate acerca do novo projecto ético - politico do serviço social, que terá sido iniciado na década de70/80, no entanto este período recusa a critica do conservadorismo profissional, “o momento é facilitador de posicionamentos conservadores, em face da falência do chamado socialismo real”(c.f.Barroco 2003:180 é neste sentido de recusa da critica que assenta o novo projecto profissional que é o projecto ético politico, ao qual esta subjacente o 8º principio Projecto Societário “
Atendendo á teoriasocial crítica do ponto de vista da tradição Marxista, a sociedade não tem qualquer natureza intencional ou teológica, nem se propõe a atingir objectivos específicos, apenas dispõe de uma existência em si, traduzida nos factos que a suportam. Segundo esta teoria são os membros da sociedade aqueles que actuam de forma teologica, pois as acções humanas só tem sentido quando orientadas para odeterminado fim, metas e objectivos. Estas podem ser individuais ou colectivas. Havendo por base da acção humana determinados interesses, e necessidades, urge o surgimento de um projecto, que antecipa e realiza uma projecção daquilo que se pretende alcançar, suportada esta acção por uma legitimação dos valores que a suportam, e pela escolha dos meios para atingir determinados objectivos.
“Não nosinteressa aqui a estrutura própria dos projetos individuais e dos projetos coletivos e, menos ainda, as complexas relações entre ambos. Interessa-nos tão somente um tipo de projeto coletivo, que designamos como projetos societários. Trata-se daqueles projetos que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá-la e que privilegiam certos meios(materiais e culturais) para concretizá-la.”C.F NETTO,)

Os projectos societários, não se podem dissociar dos projectos colectivos, mas a sua singularidade reside no facto de intervirem de uma forma macro, pois são propostas que se estendem a todo o conjunto da sociedade, por exemplo um projecto colectivo, de foro profissional, só por si,não é dotado desta abrangência, pois estão cingidos a umadeterminada classe profissional, defendendo os interesses específicos da mesma.
No tipo de sociedade actual, os projectos societarios, são necessariamente projectos de classe, ainda que se foquem mais em questões de forte abrangência e universalidade, tais como, as de natureza cultural, étnica, de género etc.
Segundo Netto, nos projectos societários, como, em qualquer projecto colectivo, hánecessariamente uma dimensão política, envolta em relações de poder. Esta dimensão não pode ser directamente identificada com posicionamentos partidários, embora se considere que os partidos políticos sejam instituições indispensáveis e insubstituíveis para a organização democrática da vida social no capitalismo contemporâneo.
Os projectos societarios, são constituídos conforme as estruturas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética da resistência e projeto societário
  • Demandas e respostas da categoria profissional aos projetos societario
  • Demanda e respostas da categoria profissional aos projetos societários
  • Societario
  • societario
  • Societario
  • Societario
  • societario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!