PROJETO SOCIAL A LA LUTA PELA INCLUSÃO E EDUCAÇÃO

Páginas: 13 (3001 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013










PROJETO
 ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
P A I = PROJETO APOIO INTEGRAL
Projeto Social: A luta pela inclusão e educação




























APRESENTAÇÃO

O presente trabalho foi proposto para Pós Graduação de Gestão de Pessoas e Projetos Sociais, na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica do Grupo do Tema: Projeto Social: A lutapela inclusão e educação.
Este projeto tem o objetivo de incentivar, despertar e conscientizar os educandos na escolha profissional. Devido a dúvidas, influências dos pais e diversas possibilidades no mercado de trabalho, no qual o jovem se vê perdido e imerso em um mundo cheio de opções. A atuação pretende dar embasamento aos alunos do 3º ano de Pedagogia, para futura área profissional,possibilitando aos jovens uma escolha certa e ajustada.
A Orientação Educacional, incluindo aconselhamento vocacional, em cooperação com os professores, a família e a comunidade, destaca a importância de todas experiências educativas desde a pré-escola, ensino fundamental e neste caso o ensino médio.
A Ergologia é a ciência do trabalho e destaca o lugar da Orientação Profissional e todo seutrabalho é puramente científico.
O conceito de Orientação Profissional foi elaborado pelo psicólogo Eduardo Claparède (1822). No Brasil o engenheiro Roberto Mange (1924). A orientação profissional deve dar informações sobre o mercado profissional, auxiliar o indivíduo no processo de escolha para que este realize opções ocupacionais adequadas, conscientes, críticas e racionais.
A Orientação Vocacionalé um processo científico de observação, acompanhamento e descoberta de aptidões, interesses e capacidades que o estudante possui, na construção de uma identidade profissional. Ela é aplicada há muito tempo, mas suas técnicas e processos dinâmicos são recentes.
Cabe aos orientadores criar um clima espontâneo e confiante relacionamento com os alunos, capaz de favorecer-lhes a discussão dosproblemas que os preocupam, e tem como objetivos possibilitar aos orientados que a ele se submetem uma opção profissional a mais livre possível.

“ Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite e nesse meio tempo faz o que gosta ” - Bob Dylan

INTRODUÇÃO

Os jovens sempre sentiram a influência de conselheiros, é um princípio humano receber conselhos. A influência ambiental esocial, forças heterogênicas e desgovernadas geram sérios problemas que afetam a vida não só da criança como do adolescente e jovem. A vida moderna exige mais pela complexidade dos atos humanos, requer conhecimentos científicos.
A Orientação Educacional cujo serviço atua em todos os momentos, para promover, de modo cientifico, o desenvolvimento máximo das potencialidades do aluno, fazendo-oatingir a formação integral de sua personalidade através de acompanhamento, técnicas e práticas específicas. Cabe a família apoiar o orientador educacional observando as aptidões, habilidades e interesses dos filhos.

Considerando aspectos de Giacaglia, Lia Renata Angelini diz:
“Autora do Livro Orientação Vocacional por Atividades, a orientação vocacional destina se a,como o próprio nome diz, orientar aqueles que se encontram diante desse momento de escolha ou que desejam se preparar para ele, apresentando uma nova prática, ao mesmo tempo discute uma nova teoria.”

A escola, atualmente, vê sua responsabilidade aumentada: tem que ultrapassar seus limites, projetando-se fora de si mesma, pois lhe foram delegados maiores compromissos: acompanhamento, preparo eencaminhamento do aluno frente à vida.
A orientação vocacional visa ajudar os alunos a realizar uma escolha profissional com menos possibilidades de erro. Na adolescência, porém surgem momentos críticos de escolha, um deles é: “a escolha profissional”. Nesse processo, será preciso: reflexão, autoconhecimento, conhecimento da realidade e informação critérios para uma boa orientação.

“É à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DE PROJETOS SOCIAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Lutas sociais e educação
  • INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Inclusão Social na Educação Especial
  • projeto TCC Inclusão social
  • Projeto de inclusão social
  • Política de inclusão social e a educação especial
  • Educação especial: segregação ou inclusão social?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!