PROJETO SAWABONA 2

399 palavras 2 páginas
PROJETO SAWABONA

Instituição de Ensino: EMEF. Manuel Mello Sobrinho.
Disciplina: História Ano letivo: 2015
Professor (a): Sheila A. Carvalho Turmas: 7º vesp. ou 8º mat.

JUSTIFICATIVA: A pretensão desse projeto é proporcionar o conhecimento sobre a arte contemporânea africana e sua influência na cultura brasileira em particular a capixaba. Essa aula de campo é o primeiro passo para que possamos dar início ao Projeto Sawabona, que desenvolverá estudos e práticas da qual cumprirá a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasielira no currículo oficial da rede de ensino. É nesse contexto que vemos a necessidade de aproveitar essa riquíssima “Exposição” de obras capixabas e africanas expostas no museu MUCANE, onde os alunos estarão em contato com artistas africanos e os artistas do Coletivo Colarta que vem promovendo um diálogo entre as duas culturas.

OBJETIVO:

Conscientizar o aluno a importância do estudo da História da África fazendo uma ponte até chegar à nossa cultura;
Adquirir conhecimento sobre a cultura africana, sabendo-se que é uma forte referência na representação de uma identidade, principalmente a capixaba.
Identificará as diversas formas de linguagem artísticas utilizadas na exposição, sendo elas apresentados em forma de gravuras, instalações, objetos, fotografias e vídeo-instalações. Essas formas trazem as poéticas dos expositores e algumas lembranças de escritores, artistas e historiadores como Eric Hobsbawn, Joseph Beuys, Joseph Ki-Zerbo e Paul Auster, além da princesa africana Zacimba Gaba, escravizada e violentada no Brasil.
Criar ênfase e despertar ao aluno a curiosidade e interesse de estudar mais sobre a História dos Afro-capixabas.

Observação: O projeto também visa trabalhar uma interdisciplinaridade entre História, artes e língua portuguesa. Os outros professores acompanharão a aula de campo, aproveitando cada momento para depois

Relacionados

  • Edital MAP
    8178 palavras | 33 páginas
  • A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA AFRICANA E SUA INFLUÊNCIA NA COMPOSIÇÃO E FORMAÇÃO DE VALORES NAS CRIANÇAS.
    5276 palavras | 22 páginas
  • mensagens
    25411 palavras | 102 páginas
  • Planejamento de Carrera e Sucesso
    90830 palavras | 364 páginas