projeto responsabilidade social

Páginas: 8 (1793 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014
PROJETO SABER VIVER: LAZER E RECREAÇÃO NA TERCEIRA IDADE


Resumo – O estudo é um relato de experiência de natureza descritiva, de um projeto de extensão, denominado Saber Viver que objetivou realizar atividades físico-recreativas, visando melhorar a qualidade de vida, bem estar e autoestima de 30 idosas residentes em uma ILPI, no município de Natal, Rio Grande do Norte. A metodologiacompreendeu atividades realizadas mensalmente, participando docentes, acadêmicos de ciências contábeis e voluntários, durante seis meses. Os encontros permitiram a estimulação corporal, cognitiva e da autoestima das idosas por meio da dança, atividades lúdicas de pintura e desenho, corte de cabelo e manicure. Utilizou-se de recurso fotográfico para registro e avaliação das atividades propostas, bemcomo instrumento próprio elaborado para tal. O projeto Saber Viver proporcionou para as idosas, momentos de alegria e descontração, resgatando autoestima e a socialização esquecida no contexto em que vivem. Para as funcionarias, as ações desenvolvidas representaram agradável experiência, despertando a possibilidade de relacionar-se com as idosas de maneira alegre, descontraída e humanizada. Aosdiscentes proporcionou ampliação de conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para sua formação acadêmica.

PALAVRAS-CHAVES: idoso,promoção

INTRODUÇÃO

“Novas tecnologias, melhor aplicação da medicina preventiva e a descoberta de novos medicamentos vêm gerando importante aumento na expectativa de vida. Assim, em decorrência da idade avançada e das alterações biológicas e sociais, o idosoenfrenta preconceitos oriundos, na maioria das vezes, de sua própria família. Desta forma, a solução mais pratica para os seus familiares é internação numa casa de repouso ou asilar”. PIRES et al (2007, pag.01)
Nesse sentido, é significativo o numero de idosos marginalizados, abandonados ou confinados em Instituições de Longa Permanência (ILPS’s), buscando diferentes formas de viver seu cotidianoe estabelecer novos vínculos, sem as redes de apoio familiar que possuía anteriormente.
As ILPS’s são “Instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania” (BRASIL, 2005, p.2). Assim, constituem a modalidade maisantiga e universal de atendimento ao idoso, fora do âmbito familiar.
Em relação às doenças que acometem as pessoas idosas residentes em ILPI’s, em geral, são crônicas, múltiplas e de alto custo, doenças que podem afetar os vários aspectos de sua vida. De acordo com DUARTE e LEBRÃO (2005), o nível de incapacidade entre os idosos com doenças crônicas aumenta com a idade e está diretamenterelacionada com o aumento do risco de óbito e a diminuição da qualidade de vida.
Nesse sentido, faz-se necessário utilizar estratégias que possam incrementar o cuidado de enfermagem na população de idosos, tendo em vista a importância do fenômeno do envelhecimento de que a dimensão do cuidar não se limita ao individual.
Desta forma, optou-se por desenvolver um projeto de extensão com idosos, poispudemos vivenciar diversas situações que despertaram a necessidade de realizar atividades que contemplassem o bem-estar, interações sociais, elevação de autoestima, além do sentimento de respeito e valorização.
Assim, o objetivo do projeto foi realizar atividades fisico-recreativas, visando melhorar a qualidade de vida, o bem estar e a autoestima das idosas residentes em uma ILPI, no município deNatal, Rio Grande do Norte.

OBJETIVOS

1. Geral

Relatar a experiência vivida com o projeto Saber Viver, como meio de Lazer e recreação na terceira idade, considerando uma apropriação dos direitos garantidos por lei e estatutos e a conscientização da sociedade.

1.2 Específicos

Compreender as representações da sociedade à respeito dos idosos, do envelhecimento e das suas necessidades....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de responsabilidade social
  • Projeto, Responsabilidade social no transito
  • PROJETO RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • Projeto responsabilidade social
  • projeto de responsabilidade social
  • Projeto de responsabilidade social
  • Projeto Pesquisa Responsabilidade Social
  • Responsabilidade social projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!