Projeto renovare- reciclagem de óleo de cozinha

778 palavras 4 páginas
1-Introdução

A atual crise climática talvez nos dê a impressão de ocorrer lentamente, mas na verdade está acontecendo muito rápido e já se tornou uma preocupação mundial. Poucos de nós têm uma consciência clara de que certas atividades, absolutamente normais em nossos cotidianos, são fontes importantes de poluição. Neste contexto trazemos o problema do óleo de cozinha usado e sua destinação, que quando feita de maneira inadequada acarreta inúmeros danos ao meio ambiente.

1.1-Identificação do problema Uma preocupação latente nos dias de hoje é quanto à destinação do óleo de fritura usado, altamente prejudicial ao meio ambiente quando seu descarte é feito de maneira inadequada.Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, vaso sanitário, nos bueiros da rua e em terrenos baldios, desconhecendo os prejuízos causados por ele. Estima-se que a quantidade de óleo despejado pela população atinja, no Brasil, a incrível marca de 200 milhões de litros por ano.Segundo dados da CAESB, um litro de óleo de cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de um ser humano por 14 anos. 1 litro de óleo leva cerca de um ano para ser absorvido pelo meio ambiente.

1.2- Objetivos Promover a conscientização da importância da destinação adequada de óleo de fritura usado; estimular a coleta seletiva, destinar o mesmo para a reciclagem; conquistar as pessoas da comunidade como aliados na promoção de atitudes ambientalmente conscientes que devem começar dentro de casa.

1.3 Justificativa Os resíduos quando descartados incorretamente provocam danos ambientais desde seu primeiro contato com o local. O descarte inadequado está relacionado à falta de informação da população, bem como da inexistência de mecanismos de coleta seletiva e destinação para sua reciclagem e /ou reaproveitamento. Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta fins desastrosos a

Relacionados