Projeto reciclagem óleo de cozinha

Páginas: 7 (1584 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014


Reciclagem do óleo de cozinha usado
INTRODUÇÃO

Não existem dúvidas de que estamos vivendo uma terrível crise ambiental de grandes proporções, com o acelerado desenvolvimento econômico no mundo através do sistema capitalista, que exerce uma forte pressão sobre os recursos naturais e assim a capacidade do Planeta Terra em “repor” e suportar a vida, passa a ter dimensões cada vezmenores. Visivelmente a população de vários lugares no mundo já sente a falta de alguns recursos naturais indispensáveis para a sobrevivência da vida no planeta. Podemos citar como exemplo, a água que usamos diariamente de diversas formas na nossa vida, desde ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios, para a alimentação humana e dos animais, para o abastecimento de nossas cidades comotambém a utilização nas indústrias e na irrigação de plantações. Colocada a todos como um bem e um recurso natural indispensável para a vida, são inaceitáveis que ainda hoje, diante de tanta informação a poluição deste recurso passa despercebida por muitos. Inconscientemente, a partir de gestos simples como a preparação de alimentos mais precisamente no uso do óleo usado na preparação defrituras tanto em casa, como também em restaurantes, lanchonetes, bares estamos colaborando para a destruição do nosso planeta com a contaminação da água pelo óleo, quando este recebe a destinação errada e vai para o “ralo da pia”. A partir desta constatação, a Prefeitura Municipal, juntamente com a ASPLAN, Assessoria de Planejamento e Gestão de Açailândia, pensou em desenvolver um projeto, trazendo umaproposta de reutilizar o óleo de cozinha com o Projeto Do Óleo De Cozinha Usado, ÓLEO BIO onde nosso principal objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta fazendo com que, este óleo não chegue em contato com rios e lagos. Logo estaremos fazendo nossa parte e incentivando muitas outras pessoas para que façam o mesmo em favor do nosso meio ambiente como também a favor do nosso município,onde esse óleo será usando transformado em produtos de limpeza que trará para o nosso município geração de emprego e renda.
Segundo nossa Constituição Brasileira de 1.988, o Artigo 225 “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo paraos presentes e futuras gerações.”.
(Constituição da Republica Federativa do Brasil, 1.988.).







2-JUSTIFICATIVA
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.
Dados apontam que com um litro de óleo épossível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.
Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto,  cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têmcriado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.
Pensando em solucionar partes destes problemas em nossa cidade, a prefeitura municipal, juntamente com a ASPLAN, Assessoria de planejamento E Gestão de Açailândia, planejou em viabilizar o desenvolvimento desse projeto, trazendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré projeto reciclagem do óleo de cozinha
  • Projeto renovare- reciclagem de óleo de cozinha
  • Reciclagem de oléo de cozinha
  • RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA
  • A importancia da reciclagem do oleo de cozinha
  • Reciclagem de óleo de cozinha
  • Reciclagem de oleo de cozinha
  • Reciclagem de óleo de cozinha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!