Projeto rádio Escola

Páginas: 14 (3356 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Projeto Radio Escola
Aluna: Cristiane Moreira de Freitas


APRESENTAÇÃO


O projeto Rádio-escola é uma proposta de trabalho coletivo articulado por professores, alunos e membros da comunidade, que envolve claramente uma proposta de trabalho que tem como ponto de partida a implementação de uma rádio escolar, visando ampliar a comunicação e estimular trabalhos em grupos, já que o trabalhocoletivo é considerado de grande importância para o desenvolvimento da educação e da sociedade democrática.



JUSTIFICATIVA


A Rádio-escola como atividade no ambiente escolar é tão importante quanto estudar a Língua Portuguesa por acreditarmos que a rádio auxilia os alunos a entenderem e exercitarem o direito e a importância de produzir informação, valendo-se da linguagem e datecnologia próprias do rádio.

Com a implementação de uma rádio-escola e, partindo da produção de programas, os alunos se tornarão mais comprometidos com o nosso espaço de construção de conhecimentos: a escola, pois estarão mais dispostos à aprendizagem, onde passarão a ser cidadãos/ãs verdadeiramente comprometidos com a educação e, consequentemente, mais participativos.

A interação dos membrosdesta comunidade, a valorização da educação e dos nossos professores, bem como do ambiente escolar, os programas de rádio poderão se transformar num valioso instrumento de fortalecimento da comunidade estudantil, podendo ser um dos modos mais efetivos de se trabalhar a inclusão e a oralidade.


METAS

1) Com o engajamento de alunos, professores e funcionários verdadeiramente comprometidos como desenvolvimento escolar / da escola, construir coletivamente um cronograma de execução, onde será indicado o nome do/a professor/a e a data em que serão produzidos os programas.

2) Vincular os professores às atividades culturais e esportivas planejadas pelo Grêmio, pois sem a participação dos mesmos, consideramos impossível a realização de qualquer atividade.



3) Fazer com que a cadasemana sejam recrutados (em grupos) os alunos que manifestarem interesse em apresentar programas ao estúdio para a sua produção, promovendo interatividade e socialização.

4) Fazer com que a Rádio-escola funcione diariamente no ambiente escolar com a participação ativa dos integrantes da escola, conforme disponibilidade e interesse.



OBJETIVOS


• Promover a democratização dacomunicação.
• Mostrar aos nossos jovens a importância dos meios de comunicação, a variedade lingüística e seus valores.
• Revelar os vários talentos escondidos em cada canto da escola.
• Possibilitar o apoio cultural aos pequenos estabelecimentos comerciais, colaborando para o fortalecimento da economia local.
• Proporcionar ao alunado a aprendizagem de produção de programas de rádio e de uma campanhaefetivamente de impacto sobre os consumidores locais.
• Conscientizar e sensibilizar os alunos do seu papel na comunidade, além de promover lazer, cultura, interação social e estimular o trabalho em grupo, fazendo entender o valor e o espírito de companheirismo, promovendo paz, amor e união, que trará como conseqüência o pleno desenvolvimento do potencial humano, cumprindo assim a função socialinerente à escola.



ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO


1. LEVANTAMENTO
a) Definição dos assuntos das produções.
b) Apresentação das sugestões.
c) Escolha dos assuntos que entrarão nos programas.

2. PRODUÇÃO
a) Dar forma às idéias.
b) Discussão das produções.
c) Produção de roteiro (e divisão de tarefas, de acordo com as necessidades e as possibilidades).
d) Escolha do estilo do programa.e) Realização de ensaios (caso seja necessário).

3. APRESENTAÇÃO
a) Os programas poderão ser apresentados:
I Ao Vivo.
II Por Gravação.
b) Destaque dos talentos da escola.

4. AVALIAÇÃO
a) Todos os participantes analisarão a produção dos respectivos programas, observando o que saiu a contento, demarcando o que mudará na próxima edição.

b) Discutir os resultados de cada programa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO RÁDIO RESTRITA NA ESCOLA
  • O RÁDIO NA ESCOLA E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
  • Projeto "Rádio Escola"
  • Projeto rádio na escola
  • Projeto Rádio-Escola
  • Progestão projeto radio escola
  • Projeto de radio na escola
  • Projeto: rádio na escola uma ação possível.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!