projeto polítoco pedagógico

285 palavras 2 páginas
1 INTRODUÇÃO
Projeto Politico Pedagógico, também conhecido como Projeto Educativo é um documento democrático,dinâmico e contínuo de reflexão, é elaborado coletivamente pela escola em sua unidade e deverá contemplar a parceria de toda a comunidade, tornando de suma importância, pois une a direção,professores equipe escolar e alunos e seus familiares, com o objetivo de diagnosticar as necessidades da instituição e direcionar suas ações e intenções de melhorar cada vez mais, tornando uma ferramenta deapoio para todos na organização da escola.

2 DESENVOLVIMENTO
O projeto busca uma direção, é uma ação coletiva e intencional e é politico no sentido de compromisso com a formação do cidadão.
Elepossui uma intencionalidade e retrata a identidade da escola. É ele que indica a direção, o norte, os rumos da escola. É por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a umafinalidade que permanece como horizonte da escola. Para a construção do projeto é fundamental a participação de toda a comunidade escolar, sua elaboração deverá refletir a realidade da escola,direcionando todas as ações e buscando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico que vai além de agrupamento de planos e ensino e de atividades diversas, o projeto não é algo construído e emseguida arquivado ou encaminhado as autoridades como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.
Para que se possa falar de um projeto impregnado por uma intencionalidade significadora, impõe-seque todas as partes envolvidas na prática educativa de uma escola estejam profundamente integradas na constituição e vivenciação dessa intencionalidade. [...] para tanto, impõe-se que toda a comunidadeescolar seja efetivamente envolvida na construção e explicitação dessa mesma intencionalidade (SEVERINO, 1998, p. 89).
O Projeto Político-Pedagógico é o instrumento balizador para o

Relacionados

  • Trabalho Facul
    1212 palavras | 5 páginas
  • Portifolio corporeidade e inclusao
    5393 palavras | 22 páginas
  • fundamentos socios culturais da educação
    4601 palavras | 19 páginas
  • ABALOS SISMICOS
    14652 palavras | 59 páginas