Projeto político dedagógico

2962 palavras 12 páginas
Projeto Político Pedagógico 2007-200810:51 @ 17/07/2007
“Investir na criança de hoje é ter certeza de melhores dias no futuro de nosso país.”
Monteiro Lobato
A P R E S E N T A Ç Ã O
A elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP que ora apresentamos, deu-se em várias etapas ao longo do ano de 2006. No princípio do ano, a diretora juntamente com as duas pedagogas da equipe técnica da Creche lançou as teses básicas para dar início ao processo de elaboração do PPP. Em seguida, foi delegado a um grupo de professoras para continuar a sua discussão e elaboração, acontecendo dessa forma a primeira etapa do trabalho. Nesta ocasião foi montado um documento-base contendo questões essenciais que pudessem gerar as discussões posteriores.

A segunda etapa aconteceu após convênio de parceria estabelecido entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e o Ministério da Saúde para utilização da Creche “Narizinho” pelos filhos de seus funcionários. Na contrapartida do CONASEMS constou cooperação para desenvolvimento de processos educativos na Creche. Ficou acordado que essa seria em torno do Projeto Político Pedagógico, mais especialmente quanto a sua socialização com a comunidade escolar. Posteriormente foi realizada uma atualização dos professores e demais funcionários sobre os referenciais teóricos de Piaget Vigotsky e, que norteiam o trabalho pedagógico na Creche, e, por conseguinte fundamentam o próprio PPP. Esse trabalho foi executado pela Assessora do CONASEMS, Elizabete Vieira Matheus da Silva, que é Pedagoga e Mestra em Educação.

Em uma terceira etapa, como parte do trabalho de consultoria, desenvolvido por mim no corrente ano, dei início ao trabalho de reelaboração e montagem final do projeto, no qual, em alguns momentos, contei com a colaboração da psicóloga Márcia Fonseca Gonçalves de Almeida, servidora da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, no momento cedida ao Ministério da Saúde e prestando serviço à Creche.
A última fase

Relacionados