projeto politico pedagogico

Páginas: 10 (2336 palavras) Publicado: 17 de abril de 2015
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: A autonomia coletivamente construída na escola

Ester Assalin1




RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal problematizar algumas questões, tendo como referencia a Gestão Democrática para a construção do Projeto Político Pedagógico coletivo. Não pretendemos esgotar as discussões, mas contribuir com o debate no interior da escola. Justificamos a pertinência dotema por compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que se constitui sob a influência da sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educação. Essa identidade nem sempre é explícita ou, mesmo, reconhecida na própria escola, que acaba por reduzir sua função ao repasse de conteúdos prontos e acabados, sem relacioná-los com o público ao qual atende. A construção coletivado Projeto Político-Pedagógico é, justamente, uma possibilidade de reconhecimento dessa identidade e de reflexão e mudança da prática pedagógica.



Palavra chave: Gestão democrática; Projeto Político Pedagógico; Planejamento.



1. INTRODUÇÃO

Este artigo discute a importância da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico na escola como um espaço que reflete a realidade escolar, sendo quea escola tem autonomia para elaborá-lo, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o Projeto Político-Pedagógico cumprirá o seu papel se for uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. Procuramos ressaltar que a busca da participação da comunidade escolar é fundamental nesse processo, cujocaminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade.

2. GESTAO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLITICO PEDAGOGICO.
A gestão da educação enquanto tomada de decisões se realiza a cada momento da vida escolar, quer planejando, construindo o Projeto Político Pedagógico, quer avaliando a realidadeeducacional que subsidiará essa construção. Os projetos pedagógicos ganham sua significação na articulação com um projeto mais amplo de sociedade que se deseja e pela qual se luta.

Na verdade, nenhuma sociedade se organiza a partir da existência prévia de um sistema educativo, o que implicaria na tarefa de compreender um certo perfil ou tipo de ser humano que, na seqüência, poria a sociedade em marcha.Pelo contrário, o sistema educativo se faz e se refaz no seio mesmo da experiência. (FREIRE, 1988. p 47).


Integrada com esta idéia, não se pode esquecer que vivemos em uma época de grandes transformações e, portanto, de crise na educação, fato que por si só justifica uma discussão sobre a construção coletiva de um projeto político pedagógico. Raramente o processo educacional é analisado como partede um todo, ou seja, como parte da sociedade, e muito menos se avalia a sociedade que existe e que se quer na construção de um projeto de escola, da escola onde se trabalha.
“O Projeto é meta, mas torna-se concreto e gerador de movimento quando transposto para a compreensão das pessoas e por elas assumido” (FERREIRA, 2003, p. 112). O termo “projeto” implica sempre na memória lançada para frente,é um exercício prospectivo, uma vez que organizamos algo que está por vir, mas que tem como referência o caminho já percorrido e, mais ainda, o ponto e as circunstancias em que se está. Projetamos quando temos a nossa frente algo que queremos e para trás algo que nos dá referências. Um projeto é sempre um empreendimento, organização de ações em função de necessidades e desejos de sujeitosconcretos. È sempre anúncio de algo que se quer alcançar. A partir daí podemos pensar o que uma escola quer com seu projeto pedagógico.
O princípio norteador de um projeto pedagógico é sempre sua intencionalidade. Algo que se apresenta como desejado e necessário. Todo projeto implica a explicitação de uma determinada intenção de ações. Assim, fica explicita uma filosofia de ação.
Por isso, [...]

“O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto político pedagógico
  • Projeto politico pedagogico
  • Projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • Projeto Político pedagógico
  • PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!