Projeto Político Pedagógico

Páginas: 9 (2231 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
Concórdia
2013
INTRODUÇÃO

Sabemos que toda escola tem objetivos, metas e desejos que quer alcançar, e a junção dessas expectativas e a maneira de concretizá-los, fazem com que entre em cena o Projeto Político Pedagógico- PPP, baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, e na Proposta Curricular de santa Catarina, que mostram a direção a serseguida pelos gestores, professores, pais, alunos e funcionários.
Dessa forma, nos faz pensar de maneira mais reflexiva defendendo a autonomia da escola, levando sempre em conta os seus alunos.
Todo Projeto Pedagógico da escola, de certa forma é também um projeto político por estar inteiramente ligado ao compromisso sócio político. Na verdade, o político juntamente com o pedagógico évisto como um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola, tentando assim encontrar meios favoráveis á efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim todos os membros da unidade escolar o exercício da cidadania.
Entretanto, é necessário entender que o PPP da escola, oferecerá caminhos indispensáveis á montagem do trabalho pedagógico, que engloba o trabalho dodocente. Com isso, fica claro que é preciso agir em conjunto, só assim, é possível haver um bom funcionamento no dia a dia da vida escolar.





DESENVOLVIMENTO

PARTE I – APRESENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

- Verificar o que o PPP apresenta sobre a LDB, as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
A proposta pedagógica da Unidade Escolarfundamenta-se na proposta Curricular de Santa Catarina que faz a opção pela concepção histórico cultural de aprendizagem, também chamada sócio-histórica. Tem como preocupação a compreensão de como as interações sociais agem na formação das pessoas. Nesta perspectiva a criança (sujeito) e o conhecimento (objeto) se relacionam através interação do social. Senso assim é necessário pensar o currículo como umartefato social e cultural que implica em relações de poder, transmite visões sócias, particulares e interessadas. Produz identidades individuais e sociais a partir da seleção de determinados conceitos a ser trabalhados e cada conceito histórico.
O currículo escolar é construído por um processo dinâmico a partir das Diretrizes Nacionais e uma parte diversificada, observada a legislaçãoespecífica. O Currículo do Ensino Médio sofreu algumas alterações em virtude da Lei n 9394/96.
Nesta nova perspectiva, o currículo destacará a Educação Tecnológica Básica, a compreensão do significado da ciência, das letras das artes, das ciências humanas e brasileira e da língua portuguesa como língua materna, geradora d significação e integradora da organização de mundo e da própria identidade.
ABase Nacional comum dos currículos de Ensino Médio deverá contemplar as três áreas do conhecimento escolar.
Sobre os curículos:
A área das linguagens e códigos compreende: Conhecimento em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Conhecimento e Educação Física e em Artes.
A área de ciências humanas compreende: Conhecimento em história, geografia, filosofia e sociologia.
A área damatemática e ciências da natureza compreende: Conhecimento em biologia, física, química e matemática.
A escola também oferece o Ensino Religioso dentro da Matriz Curricular do Ensino Fundamental (e não extra-classe).
– Organização da escola:
Horário: 7:30h as 11:30h matutino com turmas de 6º a 8º ano e 97 alunos.
Horário: 13:15h as 17:15h, turmas de 1º a 3º ensino médio e 54 alunos.
–Formas de tratamento e ações para problemas disciplinares (comportamento), normas de convivência e tratamento a ser dispensado aos pais que constam no PPP.
O Estatuto da Criança e do Adolescente encaminha procedimentos que favorecem a permanência do aluno na escola e medidas que assegurem a dignidade e o respeito da pessoa humana em fase de desenvolvimento. A escola ao trabalhar em consonância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto político pedagógico
  • Projeto politico pedagogico
  • Projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • Projeto Político pedagógico
  • PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!