Projeto político pedagógico

Páginas: 21 (5001 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
V. MARCO CONCEITUAL

Em face da realidade descrita, constatamos que a Pedagogia Progressista através da tendência pedagógica histórico-crítica, num modelo filosófico dialético, é a concepção que melhor representa os anseios da nossa comunidade escolar.
Segundo a LDB em seu artigo 2º a Educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedadehumana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho.

O ensino respeitará os seguintes princípios:
Igualdade – todos são iguais em direitos e obrigações, sem distinção de qualquer natureza, igualdade de condições para o acesso e permanência no processo educativo.
Garantia de padrão de qualidade –Aprendizagem de qualidade para todos.
Valorização do magistério - Garantir a formação inicial continuada, condições de trabalho adequado , qualidade profissional, carreira e salário.
Gestão democrática – pressupõe a participação de representantes de todos os seguimentos da escola nos processos de tomadas de decisões. Prioriza a solidariedade, elimina a exploração e o individualismo.
Liberdade – respeitoà liberdade e apreço à tolerância, sendo livre a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
Autonomia – administrativo, jurídica, financeira e pedagógica, dentro das possibilidades oferecidas pelas mantenedoras da escola.
“O respeito à autonomia e a dignidade de cada um é imperativo, ético e não um favor que podemos ounão conceder aos outros”. (Paulo Freire)

A garantia destes princípios, trarão contribuições relevantes para a compreensão dos limites e das possibilidades na organização do trabalho pedagógico, garantindo sua operacionalização nas estruturas escolares.
Apoiado nessa concepção entendemos que:


SOCIEDADE

Para sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos,gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
O homem é um ser social e, portanto tem necessidade de socializar-se. Além disso possui limitações e para garantir o cumprimento dos seus objetivos em sociedade, é levado a cooperar com outros indivíduos e dessa interação surgem as organizações, dentro das organizações encontramos a família e a escola.
Assimobservamos que a sociedade é um organismo complexo e que se faz necessário que a escola tenha alicerce e objetivos claros para formação do homem que será inserido do seu meio social, com visão ampla de mundo e fundamentalmente do conhecimento e do saber; pois a sociedade que irá interagir com este cidadão é aquela que intelectualmente tem uma formação mais crítica com uma preparação maior em suapostura e desenvolvimento.
Quando a sociedade é constituída por pessoas desenvolvidas, com conhecimentos elevados, aí é possível medir a qualidade da escola que insere seus alunos nesta sociedade, portanto a escola tem que estar a todo momento em alerta para perceber estas mudanças que ocorrem.
Assim sendo, temos os desafio de superar as relações de dominação que impedem os sujeitos de direitos àconquista da cidadania plena. Neste sentido, devemos lutar por uma sociedade em que se promova a igualdade e a dignidade, que respeite as diferenças oferecendo aos cidadãos oportunidades sociocultural e profissionais. Enfim, ajudando os a reivindicar seus direitos, lutando por uma nova maneira de viver o sistema social.


HOMEM

“Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condiçõesmateriais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos, geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa história de mudar o mundo, sei também que os obstáculo não se eternizam”. (Freire 2005)
Criatura única, histórica, divina e imperfeita dotada de inteligência em busca permanente da felicidade. Passível de mudanças, muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto político pedagógico
  • Projeto politico pedagogico
  • Projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • Projeto Político pedagógico
  • PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!