Projeto político dedagógico

Páginas: 12 (2962 palavras) Publicado: 31 de março de 2012
Projeto Político Pedagógico 2007-200810:51 @ 17/07/2007
“Investir na criança de hoje é ter certeza de melhores dias no futuro de nosso país.”
Monteiro Lobato
A P R E S E N T A Ç Ã O
A elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP que ora apresentamos, deu-se em várias etapas ao longo do ano de 2006. No princípio do ano, a diretora juntamente com as duas pedagogas da equipe técnica daCreche lançou as teses básicas para dar início ao processo de elaboração do PPP. Em seguida, foi delegado a um grupo de professoras para continuar a sua discussão e elaboração, acontecendo dessa forma a primeira etapa do trabalho. Nesta ocasião foi montado um documento-base contendo questões essenciais que pudessem gerar as discussões posteriores.

A segunda etapa aconteceu após convênio de parceriaestabelecido entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e o Ministério da Saúde para utilização da Creche “Narizinho” pelos filhos de seus funcionários. Na contrapartida do CONASEMS constou cooperação para desenvolvimento de processos educativos na Creche. Ficou acordado que essa seria em torno do Projeto Político Pedagógico, mais especialmente quanto a suasocialização com a comunidade escolar. Posteriormente foi realizada uma atualização dos professores e demais funcionários sobre os referenciais teóricos de Piaget Vigotsky e, que norteiam o trabalho pedagógico na Creche, e, por conseguinte fundamentam o próprio PPP. Esse trabalho foi executado pela Assessora do CONASEMS, Elizabete Vieira Matheus da Silva, que é Pedagoga e Mestra em Educação.

Em umaterceira etapa, como parte do trabalho de consultoria, desenvolvido por mim no corrente ano, dei início ao trabalho de reelaboração e montagem final do projeto, no qual, em alguns momentos, contei com a colaboração da psicóloga Márcia Fonseca Gonçalves de Almeida, servidora da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, no momento cedida ao Ministério da Saúde e prestando serviço à Creche.
A última fase tratouda discussão para a aprovação final do documento, com a participação de grande parte do corpo funcional da Creche.

A intenção maior desse documento é retomar o exercício da discussão e conclusão coletiva, para que o Serviço de Assistência Materno Infantil tenha definido o seu PPP e assim direcionar todo o trabalho desenvolvido na Creche. O PPP não é nada mais que um referencial de qualidadenecessário para a fundamentação pedagógica no trabalho executado na instituição. Nele estão inseridos o pensamento e a proposta de trabalho dos profissionais da Creche em resposta às necessidades e aspirações dos seus usuários. Está em conformidade com os parâmetros Curriculares Nacionais orientados pelo MEC e com os referenciais teóricos em voga para a educação infantil.

Assim, essa propostapretende situar e orientar os trabalhadores da Creche “Narizinho” quanto aos procedimentos essenciais na sua ação educativa. Desejamos que este trabalho represente uma consistente e significativa contribuição a todos os profissionais.

Joana de S.Aguiar
Consultora - PNUD
Brasília, 16 de outubro de 2006.

1 – INTRODUÇÃO

O Serviço de Assistência Materno Infantil e Puericultura – SAMIPdenominado Creche “Narizinho” apresenta o presente plano de trabalho para ser desenvolvido no biênio 2007-2008. Este Projeto Político Pedagógico (baseia-se na política educacional vigente, preconizada pelo Ministério da Educação e na contribuição de pensadores influentes tais como Piaget e Vygotsky.

A comunidade escolar da Creche “Narizinho” ao elaborar este documento busca destacar a funçãoprincipal da entidade que é cuidar e educar. Solidifica desta forma, seu papel social e possibilita às crianças o sucesso educacional, preservando seu bem-estar físico, e estimulando seus aspectos cognitivo, emocional e social.

Decidimos por uma fundamentação pedagógica que permita acompanhar o educando em seu desenvolvimento considerando suas particularidades e ao mesmo tempo oferecendo suporte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto politico
  • Projeto Político
  • Projeto político
  • projeto politico
  • projeto politico
  • projeto politico
  • Projeto politico
  • projeto politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!