Projeto pira paz doença nunca mais

Páginas: 9 (2155 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
PROJETO
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR – SANTA ROSA











Abaetetuba - PA
2011
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
U. M. D. S/ ABAETETUBA – HSPITAL SANTA ROSA
GOVERNO DA VONTADE POPULAR








PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA BRINQUEDOTECA DO HOSPITAL SANTA ROSAABAETETUBA/PARÁ
2011
Projeto Pira Paz Doença Não Quero Mais.

Resumo.

A brinquedoteca Hospitalar Pira Paz Doença Não Quero Mais é um projeto elaborado pela equipe técnica psicopedagógica da Unidade Mista de Saúde do Hospital Santa Rosa/ Abaetetuba- Pára. O referido projeto tem como base a lei nº 11.104/2005 de autoria da Deputada Luiza Erundina, que prega que todas as Unidades que ofereçamatendimento pediátrico em regime de internação devem por obrigatoriedade, instalar brinquedotecas nos hospitais. De acordo com essa lei o Projeto Pira Paz Doença Não Quero Mais, funciona nesta Unidade de Saúde desde o ano 2002 e caracteriza-se como lugar de acolhimento e de desenvolvimento de atividades lúdicas, espaço este onde as crianças internadas, seus acompanhantes e a equipe acima mencionadapodem brincar, livre, espontânea e criativamente, visto que a atividade do brincar é a função básica da criança. É uma dinâmica que oportuniza explorar, descobrir, aprender e apreender o mundo que a rodeia. Nesse sentido os objetivos do Projeto Pira Paz Doença Não Quero Mais é de possibilitar o brincar livre, criar, inventar, transformar, construir, se expressar, oferecer oportunidades de escolha,resgatar e motivar a autonomia, possibilitar o crescimento pessoal e aquisição de hábitos e possibilidades, contribuir para a integração social das crianças hospitalizadas, possibilitar pelo brincar espontâneo a expressão da realidade interna, promover aperfeiçoamento técnico a equipe psicopedagógica.
Para desenvolver esse projeto nos apropriamos de vários recursos como livros infantis, CDs, etc.e a metodologia a ser utilizada são por meio de atividades desenvolvidas através de diálogos, historinhas, desenhos livres e dirigidos, além de vídeos educativos e palestras de orientação às mães, como também a execução de oficinas de entretenimento. Ressaltamos que as crianças freqüentam a brinquedoteca em diferentes momentos, por tempo inerente a sua vontade sem intervir no seu tratamentoclínico.


Introdução:

Toda criança está inserida num contexto sócio cultural particular, ela tem sua própria trajetória de vida, sua individualidade, seu ritmo, seus sonhos, seu jeito de ser, ela é única e autora de sua própria história.
O desenvolvimento infantil ocorre de forma continua, onde vários aspectos (motor, sensorial, cognitivo, perceptivo, afetivo, sociocultural e lúdico)estão envolvidos e sendo trabalhados a todo o momento. A internação hospitalar não irá interromper o curso do desenvolvimento infantil, mas poderá provocar uma série de alterações na criança hospitalizada e em sua família. Para ajudá-los é necessária uma atuação por parte da equipe psicopedagógica que deverá estar sempre visando à busca da diminuição dos efeitos nocivos da doença, olhando a criançacomo um ser em desenvolvimento e ativo capaz de desenvolver-se com seus aspectos tanto afetivos e sociais quanto biológicos.
É consenso na literatura que quanto menor a idade da criança, maiores serão os efeitos da doença e suas conseqüências no seu desenvolvimento, além de ser menor a sua capacidade de lidar com as dificuldades advindas do processo patológico como também do tratamento médico.A criança internada poderá apresentar algumas perdas de funções em vários níveis dos diversos aspectos do seu desenvolvimento, porém na maioria dos casos não perde a percepção do que ocorre a sua volta e almeja participar desses acontecimentos nem que seja para ser ouvida e respeitada.


Justificativa

Considerando que a criança hospitalizada seja um ser humano ativo e em formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Paz
  • PROJETO PAZ
  • projeto da paz
  • Nunca comece um projeto...
  • Projeto Mulher da Paz e PROTEJO
  • Projeto Paz 1 D
  • PROJETO PEDAGÓGICO: EDUCANDO PARA A PAZ
  • Projeto a corrente da paz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!