Projeto Pedagógico

Páginas: 5 (1049 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
ESCOLA ESTADUAL DJALMA FERREIRA DE SOUZA







PROJETO CUIABANIA









ÁREAS DE CONHECIMENTO ENVOLVIDAS:
( Linguagem - Língua portuguesa, Artes e Educação física e inglês)











PROFESSORES ENVOLVIDOS:












Cuiabá, março de 2014
INTRODUÇÃO
Durante toda a vida beneficiamos da linguagem seja ela de formalúdica, falada ou escrita. É a mais sublime forma de um individuo expressar seus conhecimentos e sentimentos por meio da poesia, música, mímica, dança olhar, expressão corporal, pintura. Jogos e brincadeiras etc. Quando se trata da leitura, logo se pensa que é de total responsabilidade do professor de língua portuguesa. Entretanto sabe-se que todas as disciplinas alicerçam-se da necessidade de seter pleno domínio da ferramenta principal que é leitura e escrita. As duas e a interação entre professor e aluno é a base para que tenha um pleno entendimento e compreensão do que se espera da disciplina. Pensando na integração de nossos alunos e partilha de conhecimento dos mesmos, os professores da área de linguagem reconhecendo essa importância sugeriram desenvolver no PROJETO CUIABANIA arepresentação e comunicação por meio de atividades interdisciplinar na área de linguagem englobando: Artes, Educação física, Língua inglesa e Língua portuguesa.
A importância de realização de projetos constitui, na atualidade, atraente recurso para a formação de consciências críticas no estudo do passado de nossa cidade e das relações sociais no presente. As recentes transformações na escrita, como impacto das ações humanas e de novas tecnologias, igualmente sem precedentes em escala e intensidade, fizeram dessa questão uma das maiores preocupações nas sociedades atuais.
Nessa perspectiva de preservação da cultura regional, cabe à escola propor novos caminhos que leve a conscientização do homem em relação ao respeito a cultura local, pois é o ambiente em que vive e cria a identidadecultural. Sendo assim, a interdisciplinaridade passa a ter grande importância nessa conscientização. Para atingirmos esse obje­tivo, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que trabalhemos também com a formação de valores e atitudes através de pesquisas, exposições de trabalhos para a comunidade escolar.
Para tanto, surgiu a idéia de realizarmos o projeto interdisciplinar“CUIABANIA aonde pesquisaremos – dança, teatro, brincadeiras antigas da região, pesquisas e declamações de poesias de poetas da cidade, confecção de varal de poemas, desenho e pintura.



OBJETIVO GERAL
Despertar a consciência dos alunos para conhecer a história de Cuiabá, seus hábitos, costumes, escritores/poetas, suas músicas danças, brincadeiras antigas, linguajar, desenho/pintura como uma formade valorizar a cultura cuiabana. E assim promover um olhar sensível e patriótico pela cidade em que se mora, resultando, na formação crítico reflexiva sobre a importância do convívio com a comunidade escolar para que estes possam agir no processo ético diante da sociedade em que vive, assim como colaborar com o despertar dessa consciência junto às famílias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver ainterdisciplinaridade na escola através das disciplinas da área de linguagem.
Desenvolver atividades lúdicas para que contribua no ensino e aprendizagem do aluno em sala de aula.
Fomentar sobre a importância da dança regional: ranqueado, siriri e cururu
Explorar a musica regional;
Promover pesquisas e estudos sobre autores poéticos locais e suas poesias
Confeccionar varal de poesiasRealizar teatro usando palavras regionais
Confeccionar painéis com relatos da vida e obra de ilustres poetas de Cuiabá.
Socializar as brincadeiras antigas da região com as atuais, acrescentando novos conhecimentos que levarão para a vida toda.

JUSTIFICATIVA
Diante de uma situação tão atual, que se encontra a sociedade com relação aprendizagem e ensino como a que vivenciamos na atualidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto pedagogico
  • projeto pedagogico
  • Projeto pedagógico
  • Projeto pedagogico
  • projeto pedagogico
  • Projeto pedagógico
  • Projeto Pedagogico
  • projetos pedagogicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!