Projeto pedagógico do curso de educação física da unimep: contradições e incongruências

Páginas: 71 (17699 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO

Iniciamos nossa caminhada Acadêmica no ano de 2005 na graduação para Bacharel em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP. Isso, pois, à época, “desilusões esportivas” nos levaram a optar por “um curso com relevância social, política, que pudesse transformar a ordem vigente”, ao invés da Educação Física, ramo do conhecimento com o qual sempre nos identificamos.Explicamos: agimos impulsionados pela crença comum de que a Educação Física reduzia-se ao Corpo e ao Esporte.
Iniciado o curso de Direito, após dois meses, percebemos que não conseguiríamos fugir de nosso verdadeiro anseio. Renunciamos às Ciências Jurídicas e no ano de 2006, nos matriculamos, enfim, na graduação em Educação Física à nível de Licenciatura. Mudamos de graduação, mas acerteza quanto aos conteúdos do novo curso era a mesma: reduzia-se a Corpo e Esporte.
Ao longo dos semestres, a visão reducionista que possuíamos se dissipou, pois pudemos constatar que o esporte era um dentre tantos conteúdos da “Ciência da Motricidade Humana”. Restava ainda descobrir se existia e qual seria a relevância sócio-transformadora desse campo do conhecimento denominado EducaçãoFísica, algo que fui constatar um ano e meio após nosso ingresso, num curso extracurricular ministrado pelo Professor Mestre Ricardo Ducatti Colpas, hoje, meu orientador de Monografia e Mestre, no sentido mais amplo da palavra.
Estava então realizado, afinal, me graduava na Ciência que sempre me identifiquei e ampliei minha visão quanto a seus conteúdos e possibilidades enquanto prática social epolítica. Mas uma outra inquietação surgiu: por que só fui compreender a Educação Física como prática social transformadora fora da Universidade?
A partir dessa inquietação buscamos documentos institucionais que respaldassem nossa concepção de sociedade, educação e Mundo. Nesse intuito encontramos nos documentos Vida e Missão – em especial suas Diretrizes para a Educação – e a PolíticaAcadêmica da UNIMEP similar projeto histórico social, político e educacional. Surge então nosso problema, ou seja, por que não recebemos em nossa formação metodologias e concepções da Educação Física numa perspectiva crítica e superadora da atual conjuntura social?
Partindo então desta insatisfação teórica pessoal, justificamos o presente trabalho, ao constatar as incoerências existentes entre oProjeto Pedagógico do curso de graduação em Educação Física da UNIMEP e as Diretrizes educacionais da Igreja Metodista mantenedora da Universidade juntamente com as propostas da Política Acadêmica da mesma Instituição de ensino superior.
Através deste estudo, pretendemos compreender a Educação Física como uma prática pedagógica crítica, política, social e transformadora, fomentando assim odebate epistemológico interno, a nível da graduação, entre as correntes pedagógicas da Educação Física, para que a partir de suas diferentes concepções metodológicas, possam os discentes decidir qual delas adotar.
No primeiro capítulo, faremos uma sucinta apresentação das contribuições filosóficas e sociológicas da teoria Marxiana, que fundamentarão nossa análise posterior acerca dascontradições observáveis no Projeto Pedagógico da graduação em Educação Física da UNIMEP, objeto do segundo capítulo de nosso trabalho. E na terceira e última parte, faremos uma breve explanação sobre a possibilidade epistemológica condizente com o projeto pedagógico da Política Acadêmica e do Documento Vida e Missão. Cabe uma nota de roda pé explicando o vida e missão.
Longe de nós a crítica aosprofissionais que nela lecionam com seriedade, profissionalismo e capacitação inquestionáveis; desejamos apenas apontar diferentes olhares que contribuirão para a formação de nossos futuros profissionais da Educação Física.
Ao longo do trabalho, buscaremos responder às seguintes questões: a) como a base epistemológica do Curso de Educação Física se porta em relação às discussões de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Pedagógico Bacharelado em Educação Física
  • Projeto integrado curso educação física
  • Projeto Pedagógico Curso a Distância
  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROFESSOR: MEDIAÇÕES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO...
  • processo pedagógico da educação fisica
  • Projetos pedagógicos educação infantil
  • Projetos Pedagógicos na Educação Infantil
  • projeto pedagogico educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!