Projeto para implantação de centro de reabilitação física

Páginas: 26 (6291 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
1. INTRODUÇÃO
De acordo com o Censo 2000, o número de pessoas com necessidades especiais no Brasil chega a 24,5 milhões, isso representa cerca de 14,5% da população. A organização atual da assistência à saúde obedece a um modelo que se caracteriza pelos recursos materiais e pelos profissionais necessários para seu diagnóstico e tratamento. Além disso, as incapacidades produzidas por lesões dosistema nervoso, pelas amputações, pelas más formações congênitas, pelas doenças reumáticas, dentre outras são exemplos de doenças que causam grande impacto sobre os indivíduos, afetando assim, a sua qualidade de vida. Portanto, seus tratamentos devem ser desenvolvidos em centros de tratamento especializados (LIANZA, 2007).
O Centro de Reabilitação tem a função de estimular e contribuir com amelhoria de vida da população, através de equipamentos e profissionais capacitados que seguem um planejamento de programas adequados de tratamento, de acordo com a necessidade de cada paciente.
A implantação deste tipo de centro de reabilitação visa possibilitar o tratamento de pessoas com problemas físicos, genéticos, doenças, má formação, acidentes de trabalho e até mesmo de trânsito.

1.1AMBIÊNCIA
O conceito de Ambiência trazido na Política Nacional de Humanização é definido como espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar relacionado a um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana (Brasil, 2006).
Sabemos que os modos de compor essas ambiências produzem determinados efeitos e alterações nos processos de trabalho e nasrelações de convivência num determinado lugar. Portanto, o espaço deve ir além dos aspectos físico, funcional e normativo, valorizando as dimensões da inclusão, circulação e autonomia de trabalhadores, usuários e familiares nesses serviços.
A proposta é que os serviços da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com deficiência disponham de ambiências confortáveis e acolhedoras, utilizando componentesque estimulem as dimensões sensoriais e que favoreçam a um só tempo, privacidade e interação das pessoas entre si e com os espaços, especialmente com a cor, a luz, as texturas, os sons e os cheiros.
E ainda, como em todo espaço de qualidade, deverão estar contempladas boas condições de conforto térmico, acústico e luminoso, priorizando-se a iluminação e ventilação naturais, segurança, estabilidadee sustentabilidade das edificações.
Esses componentes, quando presentes na concepção da ambiência, atuam como qualificadores e modificadores do espaço estimulando a percepção ambiental e, quando utilizados com equilíbrio e harmonia, criam ambiências acolhedoras que podem contribuir no processo de produção de saúde e de espaços saudáveis.
Cuidados Especiais em estabelecimentos assistenciais desaúde, quando se trata de uma edificação hospitalar, devem ser analisadas e estudadas a fundo as normas para esse tipo de edificação. Dentre as mais importantes está a norma RDC NBR-9050 da ABNT, que trata da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. Outra preocupação em relação às edificações hospitalares são os acessos, umavez que, um grande número de acessos não seja tão eficiente, mas sim a funcionalidade entre eles e as circulações da edificação, sempre atento com a relação entre estacionamentos, acesso principal e de serviços, para com as vias de circulação de veículos e pedestres, transporte público, etc.
A construção de escadas e rampas também deve ter cuidados especiais, uma vez que as escadas devem obedeceraos critérios referentes à prevenção de incêndios, ao código de obras local, além das dimensões, patamares e espelhos.
Há uma série de princípios arquitetônicos gerais para proporcionar conforto aos pacientes, tanto acústico como luminoso e térmico. Os materiais de revestimentos e acabamentos além de serem utilizados como métodos de isolamento acústico, visam à assepsia e manutenção dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Implantação do projeto no centro de distribuição
  • Projeto de implantação de um centro de educação à distância em serrania – mg
  • Reabilitação fisica
  • Reabilitação fisica
  • PROJETO DE REABILITAÇÃO DE CENTRO HISTÓRICO: A ZONA PORTUÁRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
  • Reabilitação do Centro Antigo de Salvador
  • Centro de Reabilitação
  • Acessibilidade em um centro de reabilitação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!