Projeto Panapiacaba

6567 palavras 27 páginas
Projeto Paranapiacaba

Barueri, 09 de Outubro de 2012

Geografia
Introdução

A vila se localiza a 796 metros, 23°46 sul, 46°2 oeste. A Vila de Paranapiacaba teve início quando a empresa inglesa São Paulo Railway Co., recebeu o direito de explorar a ferrovia que ligaria o interior paulista com o litoral, no ano de 1856.
Contudo, a vila não dependia somente do sistema ferroviário, ela necessitava ecoar o café produzido, para tanto era necessário funcionários, tanto para a construção da ferrovia, quanto para o escoamento do café. Dividiam-se na vila, onde, os trabalhadores menos favorecidos, comerciantes e aposentados da ferrovia ocupavam a Parte Alta e os funcionários da empresa e ferroviários solteiros ocupavam a Parte Baixa.
O estilo arquitetônico da Parte Alta usava como ícone o estilo português, que formavam uma fachada única, rente à rua.
A Vila é localizada na Serra do Mar, criando assim uma bela vegetação, além de ter a Mata Atlântica, que é um importante refúgio de espécies. Nas altas atitudes ocorre a formação da floresta típica, onde crescem árvores de 24 a 28 metros. E quanto mais perto do cume a vegetação passa a ser arbustiva fechada, com um solo pouco desenvolvido e pedregoso.
Seu clima é tropical úmido, sendo assim a cidade onde mais chove no Brasil e seu relevo é montanhoso. A vila é conhecida por sua neblina constante. Paranapiacaba possui um ótimo sistema hídrico, que se encontrar muito bem preservado.
O CDARQ funciona em quatro casas, onde é feito uma exposição sobre a formação urbana da vila, seu patrimônio arquitetônico e a tecnologia.
Da passagem do século XIX para o XX, o transporte no Brasil era de uma situação precária, por isso, a ferrovia foi um sistema inovador e revolucionário para a época, virando assim, o principal meio de transporte de pessoas e
Os trens eram baseados no sistema funicular que sora substituído pelo sistema

Relacionados