Projeto palhaços no hsopital

1025 palavras 5 páginas
Projeto Doutorlhaços

Introdução:
O ser humano nasce com um potencial de vitalidade que permite o estabelecimento de uma relação criativa com o mundo, se houver um ambiente suficientemente bom - que permita o desenrolar do processo maturativo e a não ocorrência de interferências traumáticas. A existência de um ambiente-suporte, evitando imposições e intrusões, permite que o potencial herdado vá se transmutando em sentimento de continuidade da existência.
Uma intervenção pontual, momentânea mas recorrente (uma ou duas vezes por semana). Ao entrar no hospital, os terapeutas da alegria despertam para si atenção. E respondem a esta atenção com a qualidade de olhar, o momento de uma brincadeira e sua duração, estabelecendo um contato lúdico. O paciente é o personagem principal. O palhaço explora o seu próprio ridículo. Propõe a aceitação da vulnerabilidade que habita em todos nós. O palhaço busca a eclosão de um brincar juntos. Momento de ilusão e espaço transicional.
Objetivos:
É natural que a entrada, muitas vezes inevitável, num hospital seja acompanhada de ansiedade, medo, irritação e de um sentimento de vulnerabilidade de ter de se submeter a essa situação indesejada.
Especialistas que trabalham com humanização afirmam que a suavização do ambiente hospitalar promove redução do tempo de internação, aumento do bem-estar dos pacientes e funcionários. A medicina e a saúde estão preocupadas com a questão da humanização como um passo importante para seu desenvolvimento futuro. Desta forma estão abrindo as portas para artistas entrarem no ambiente hospitalar, proporcionando aos pacientes momentos de descontração.
Com base nos estudos científicos que determinaram a relação que existe entre o humor e a saúde; foram desenvolvidas, e já estão sendo realizadas em várias partes do mundo, as chamadas "terapias do riso", onde, de maneira natural, sem ajuda de medicamentos ou fatores externos, estimula-se às pessoas a sorrir, a rirem de si mesmas e a recordar situações

Relacionados