Projeto Palhaçaria no Nordeste

1164 palavras 5 páginas
Descrição
A “Palhaçaria no Nordeste” gera uma versão, que dará sequencia ao grande encontro de cultura circense que vem sendo realizado ano a ano pela Cooperativa Brasileira de Circo, dando a possibilidade a artistas locais de se apresentarem e trocarem experiências. As apresentações serão de artistas tradicionais e contemporâneos do Nordeste, a fim de consolidar o circo como atividade cultural, gerar trabalho, renda, e fomentar a formação de público. O evento terá entrada franca e é direcionado a publico de todas as idades. A programação do festival “Palhaçaria no Nordeste” também contará com oficinas de qualificação em algumas modalidades para os artistas locais.
A “Palhaçaria” é um festival realizado pela Cooperativa Brasileira de Circo desde 2006, as edições anteriores aconteceram em cidades litorâneas e na própria capital paulista, com artistas, trupes e grupos tradicionais do estado de São Paulo.

Objetivo
Resgatar o prestigio do circo do nordeste, expandir a cultura, que é sem dúvida, uma oportunidade fundamental para estabelecer, ainda mais, a atividade cultural na região como um todo. Através desse evento, ainda objetivamos melhorar qualitativamente o fazer artístico ao avaliar métodos e procedimentos da produção cultural de cada um, apresentando o que há de mais expressivo nas artes circenses, possibilitando um acesso para o público e para os artistas da região. Utilizaremos números dos artistas tradicionais circenses do nordeste e contemporâneo buscando mostrar ao público o que o circo brasileiro tem a oferecer.
As apresentações e as oficinas serão realizadas na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 13 e 16 de Fevereiro de 2014, em uma lona de 400 lugares, tudo de forma gratuita. Na contramão de mostras que estabelecem um olhar único e recortado, aqui se encontram possibilidades múltiplas, com todo o ecletismo que a própria tradição circense abrigou. Muitos desses artistas nunca tiveram a oportunidade de trabalharem juntos.

Relacionados