PROJETO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL

310 palavras 2 páginas
PROJETO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL
INTRODUÇÃO
A Orientação Profissional busca conduzir os jovens a pensarem sobre suas histórias de vida e sobre o momento de desenvolvimento pelo qual estão passando. E, ao mesmo tempo, relacionar essas questões pessoais a melhor escolha profissional. Compreender as habilidades já adquiridas pelos jovens e direcioná-las para a melhor escolha de trabalho.
Na maioria dos casos os jovens acabam fazendo as escolhas possíveis, sem ter muita consciência das influências que sofrem e sem terem informações suficientes sobre as profissões que estão escolhendo.
Ela deve facilitar o momento da escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação de vida, incluindo os aspectos pessoais, familiares e sociais. Com um melhor entendimento de sua situação atual o jovem poderá definir a melhor escolha possível para realizar seus projetos futuros.
A orientação profissional torna-se uma ferramenta contra, o problema social e econômico do desemprego e as dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Pensando nesse papel, a orientação profissional deve configurar como um " movimento do ser humano no sentido de encontrar seu lugar no sistema produtivo de seu meio social".

METODOLOGIA
. Para conduzir o projeto utiliza-se 4 (quatro) passos:
- 1.auto-análise;
- 2.levantamento das alternativas profissionais;
- 3.avaliação das conseqüências das escolhas; e
- 4.a escolha.

Para obter melhores resultados, serão disponibilizadas informações sobre as profissões, as universidades, cursos técnicos, tecnólogos e profissionalizantes e o mercado de trabalho. E, além disso, refletiremos sobre a importância do trabalho em nossa sociedade e a realização pessoal em executá-lo.

PUBLICO ALVO
Os participantes compreenderam as pessoas com duvidas sobre a escolha profissional, preferivelmente entre a faixa etária de 15 a 25 anos. Sendo, avaliadas as exceções à essas idades.

Relacionados

  • Wanda horta
    23018 palavras | 93 páginas
  • Manual de Prevençao de incapacidades, Minist da Saúde
    58579 palavras | 235 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas
  • Hayek
    28457 palavras | 114 páginas