Projeto Oi Kabum 2012 09 02

1668 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

LUIZ FERNANDO VILLALBA SANTOS

“A PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA POR ALUNOS DA ESCOLA OI KABUM.”

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

Rio de Janeiro, Setembro de 2012.
INTRODUÇÃO

A escola Oi Kabum! é uma iniciativa do Oi Futuro – entidade sem fins lucrativos - voltada para o ensino de arte e tecnologia, atua em quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Sempre com o apoio de organizações não-governamentais locais. No Rio de Janeiro, a parceria é com o CECIP – Centro de criação de imagem popular, O CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, independente e não-partidária. Foi criado em 1986 por um grupo de profissionais reconhecidos pela qualidade de sua atuação em diversas áreas, produzindo materiais audiovisuais e impressos. Sua atividade abrange também a capacitação de agentes sociais para atuarem na transformação de suas realidades, adquirindo instrumentos que lhes permitem agir sobre questões de cidadania, como os direitos à saúde, à educação e a um ambiente saudável. A escola atende jovens das classes D e E de comunidades cariocas sujeitas a risco social de violência.
Uma das discussões que acompanhamosestudossobre a fotografiaao longo dos anos é aeternadúvida: se a fotografia é documentoounão. Qual o valor que estateriacomodocumento, etc. Pretendemosdeixarbemclaro, que esta discussão não é foco do nossotrabalho, massim, a investigação e a experimentaçãodousodamesmacomoapoio, e nãocomoúnicaferramenta no processo de transição do autorpara o "ator social", transformador, ativo na comunidade que vive.
Mas, quem seria esse "autor"? Para responder a esta pergunta, vamos buscar em Foucault algumas reflexões, mesmo sabendo que ele se refere ao autor-escritor, transpomos aqui para a fotografia, este conceito de autoria do qual ele nos fala:
“a

Relacionados

  • Apresentação oi
    176395 palavras | 706 páginas
  • SISTEMA COMPUTACIONAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS
    9690 palavras | 39 páginas
  • Tcc2 clinica de fisioterapia
    46567 palavras | 187 páginas