Projeto obesidade mórbida

Páginas: 7 (1726 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
ELABORAÇAO E GESTÃO DE PROJETOS DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

ATIVIDADE 3: PROJETO OBESIDADE MÓRBIDA INFANTIL NÃO É BRINCADEIRA É UM DESAFIO

AQUIDAUANA-MS Setembro/2012

2

MARIZA DE SOUZA FERNANDES

ATIVIDADE 3: PROJETO OBESIDADE MÓRBIDA INFANTIL NÃO É BRINCADEIRA É UM DESAFIO

Projeto realizado como terceira atividade, da disciplinaMetodologia da Pesquisa Científica e da Produção Científica, do curso de pós-graduação em Elaboração e Gestão de Projetos, sob orientação do Professor/tutor Rogério Gonçalves de Castro.

AQUIDAUANA-MS Setembro/2012

3

1 DADOS DO PROJETO

1.2 AREA DE ABRANGÊNCIA Escolas municipais, creches, centros de atividades infantis e instituições de saúde no município de Aquidauana-MS.

1.3 PÚBLICO ALVOCrianças de 02 a 12 anos de idade e, adolescentes de 13 a 17 anos.

2

JUSTIFICATIVA

A obesidade mórbida infantil é uma realidade mundial. A batalha contra esse mal, já chegou às escolas primárias nos Estados Unidos (YAM, 2011), variando desde esforços educativos, como a campanha Let's move! da primeira dama Michelle Obama, a novos programas de cirurgia pediátrica em todo o país.Continuando o raciocínio, Yam (2011), esclarece que a obesidade pode causar consequências irreversíveis, como o diabetes tipo 2, sendo comum jovens com esse diagnóstico apresentar forte resistência à insulina e ao tratamento médico. A obesidade infantil acarreta danos cardiovasculares graves em todos os níveis e encurta a vida.
[...] nos Estados Unidos, A lei federal define abuso e negligência contra acriança como “qualquer ato ou omissão recente por parte de um genitor ou cuidador que resulte em morte, dano físico ou emocional grave ou omissão que represente risco iminente de mal grave”. [...] Práticas impróprias de alimentação que causem subnutrição e falhas no desenvolvimento têm sido há muito tempo tratadas dentro do quadro de abuso e negligência contra a criança (YAM, 2011).

No Brasil nãohá um tratamento legal dessa magnitude, no entanto, o numero de crianças obesas, nos últimos vinte anos, apresentou um aumento de 240%, isso é quatro vezes mais do que ocorreu nos Estados Unidos. A vida sedentária é comum na família brasileira, o que justifica a necessidade de uma ação preventiva para promover a saúde e combater o sedentarismo infantil a partir da escola. Por outro lado, conformeexplica Yam (2011), definir a obesidade infantil como abuso e responsabilizar a família por ato de negligencia não é tão adequado, uma vez que há outros fatores como o marketing e o baixo custo de cereais adoçados, refeições do tipo fast food com alto índice de gorduras e outras ameaças que visam explicitamente as crianças.

4

Entretanto, os pais devem exercem papel fundamental no processode prevenção, pois, são eles que influenciam nas preferências alimentares das crianças, assim como nas atividades físicas, que normalmente persistem na vida adulta. Diante dessas considerações, o governo deve considerar a obesidade mórbida infantil como um problema de saúde pública e investir em infraestrutura e políticas públicas que inclua os pais e/ou responsáveis para incentivarsubstancialmente a mudança de hábitos alimentares, entre outros, que auxiliam na prevenção da obesidade e consequentemente na prevenção de doenças crônicas degenerativas que aparecem em pessoas obesas, tais como o câncer, a hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.
Em termos de Saúde Coletiva, os critérios para considerar um agravo epidemiológico importante são, em ordem de prioridade, os seguintes: magnitudeque se expressa em termos de prevalência e/ou incidência na população; transcendência ou dano social, aferido pela mortalidade; aparecimento de incapacitações ou sequelas; e viabilidade, que está relacionada à possibilidade de controle (VEIGA, 2000).

Nesse contexto, o presente projeto visa implantar nas escolas municipais, creches, centros de atividades infantis e instituições de saúde,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obesidade mórbida
  • a obesidade morbida
  • obesidade mórbida
  • Obesidade Mórbida
  • obesidade morbida
  • Obesidade morbida
  • Obesidade mórbida
  • Obesidade morbida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!