projeto multidisciplinar ll

Páginas: 7 (1629 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2014
Projeto Multidisciplinar II
A Importância do Brinquedo, do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem no ensino infantil.


Simone de Jesus Fonseca Solyom RA 438722
Profª Tutora Presencial: Regina Aparecida Ragazzi
ARAÇOIABA DA SERRA / SETEMBRO /2014
Introdução.
A educação infantil mudou, para acompanhar a própria evoluçãoda sociedade, na sua função, antes com caráter assistencialista, destinada às famílias de baixa renda, agora mais educacional; com essa nova função fez-se necessária a introdução de educadores especializados e de novas metodologias e pesquisas sobre o desenvolvimento humano. A Contribuição tão importante de Froebel para o uso do lúdico na escola infantil tornando mais agradável a permanência eforma de desenvolver a autonomia e a cidadania nas crianças. Com o passar dos anos e a evolução das pesquisas foram surgindo as brinquedotecas, que são ambientes agradáveis e prazerosos que se pode trabalhar uma variedade ampla de brincadeiras, jogos e vários tipos de expressões artísticas, ajudando também na inclusão da criança portadora de necessidade especial.
Segundo Puga e Silva (2008, p. 1), aBrinquedoteca contempla os seguintes objetivos educacionais:
 
[...] resgatar para o âmbito da escola o caráter lúdico das atividades pedagógicas; oferecer para a criança no seu espaço escolar uma variedade de brinquedos; estimular a interação entre pais e filhos por meio dos jogos; valorizar o ato de brincar, respeitando a liberdade, a criatividade e a autonomia, possibilitando assim aformação do autoconceito positivo da criança; resgatar a brincadeira na vida do educando para a salvaguarda infantil; permitir a liberdade conscientizar pais e professores sobre a importância do brinquedo para a criança e o significado que ele tem para o seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico.
Froebel e a Importância do Brinquedo, do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem no ensinoinfantil.

Friedrich Froebel é considerado o criador dos jardins de infância e defendia o ensino livre de obrigações e que a criança perseguisse seu interesse, ou seja, aprendendo a aprender. Quanto mais espontâneo o aprendizado mais ativa é a mente da criança e mais receptivo ao aprendizado ela se torna. O ponto de partida dessa teoria e o aprendizado através dos sentidos e as sensaçõesque essas experiências causam nos pequenos. O educador acreditava que cada criança tem sua metodologia própria de aprendizado, combatia as aulas abstratas e o rigor na hora de ensinar, pois acreditava que elas afastavam os alunos da escola, e que na primeira infância deve se trabalhar religião, matemática, linguagem, ciências naturais e artes.
Froebel dividiu a infância e o aprendizado em trêsestágios:
Primeira Infância.
Infância
Idade escolar
Froebel não separava a religião do ensino, pois acredita que família, e a vida social da criança caminham juntas na construção e desenvolvimento do ser humano como pessoa e cidadão.
Desenvolveu seus próprios jogos e matérias didáticos, valorizam o uso da literatura como fábulas e contos clássicos, aulas explorativas com excursões,e explora muito os movimentos e as sensações que sentimos com nosso corpo. Froebel afirma em sua obra A educação do homem (1826) que «a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade.
Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como umtodo, originariamente se elevara acima do plano animal e continuara a se desenvolver até a sua condição atual. “Implica tanto a evolução individual quanto a universal».


Atividades lúdicas para se trabalhar na educação infantil e fundamental: para crianças de (0 a 3 anos) e (6 a 10 anos).
Crianças da pré- escola brincando de ciranda – cirandinha.

Crianças da pré-escola brincando de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto multidisciplinar ll
  • Projeto Multidisciplinar ll
  • projeto multidisciplinar ll
  • projeto multidisciplinar ll
  • Projeto multidisciplinar ll
  • projeto multidisciplinar ll
  • projeto multidisciplinar ll
  • Projeto Multidisciplinar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!