Projeto Monografico
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DADOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS COM BAIXO INDICE DE NOTIFICAÇÃO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
3.2 Objetivos específicos
4 METODOLOGIA
1. INTRODUÇÃO:
O uso da informação é necessário para subsidiar a tomada de decisão, ou seja, o planejamento e a definição das Políticas de Saúde através dos Sistemas de Informação.
Os Sistemas de Informação em Saúde vêm assumindo na sociedade moderna um importante papel e vem possibilitando um melhor entendimento do perfil da demanda dos serviços de saúde. Além de identificar suas limitações e suas potencialidades quando usados isoladamente, podem revelar também importantes resultados quando realizada a interação entre eles, podendo contribuir no aprimoramento da vigilância epidemiológica e no monitoramento de doenças e agravos em saúde.
A disponibilidade das informações rotineiras dos sistemas pode viabilizar uma quantidade significativa de importantes estudos e contribuir no aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), nos seus mecanismos de controle e avaliação, de intervenção dos problemas de saúde da população e na construção de novas estratégias para a racionalização da atenção à saúde.
O uso adequado e sistemático dos Sistemas de Informação vem a ser um facilitador para nortear gestores na tomada de decisão, já que permitem o subsídio das várias ferramentas que o compõem, como a análise do perfil epidemiológico e a desagregação das informações até o limite da unidade de saúde.
O acompanhamento sistemático da ocorrência ou não de casos é fundamental para a avaliação da real situação epidemiológica das doenças. A notificação de agravos e doenças por sua vez, auxilia na identificação da ocorrência e dos casos e identifica a população sob ameaças e riscos,