Projeto monografia enf do trabaho

385 palavras 2 páginas
Introdução

Síndrome de Burnout em Profissionais de Enfermagem

Poucos locais de trabalho são tão complexos como uma instituição de saúde. Além de prover cuidado básico a um grande número de pessoas, algumas são centros de ensino e pesquisa. Segundo GREENBERG (2002), como resultado, existem riscos potenciais aos quais os trabalhadores podem estar expostos, dependendo da atividade que desenvolvem no seu local de trabalho.
Estes riscos são encontrados no cotidiano do profissional de enfermagem, como agravo à sua saúde. GREENBERG (2002),reitera que são riscos que envolvem desde inadequação de mobiliário e equipamentos até a pressão por exigência e atenção a um número elevado de pacientes, entre outros.

Nessa linha, observa-se que o desempenho de qualquer profissão exige atenção e cuidados. No que se refere as atividades dos profissionais da área de saúde pode-se pensar em uma atenção redobrada, já que se está lidando com a vida do outro. BATTINSON (2001), afirma que o empenho no sentido de cumprir com as obrigações atentando para a excelência no atendimento e na assistência ao outro pode ser considerado um dos pontos principais das atividades desses profissionais.
Nesse sentido, a síndrome de Burnout tem sido verificada entre os profissionais de enfermagem. Há de se considerar que não apenas problemas na estruturação do setor podem gerar dificuldades, mas pressões diversas podem contribuir para um quadro em que se constata a citada síndrome. É importante, nesse caso, conhecer fatores desencadeantes, que podem de fato comprometer o trabalho desses profissionais.
BATTISON (2001), sustenta que cabe considerar que a síndrome de Burnout tem sido objeto de muitos estudos. As razões e condições que levam à sua instalação e desenvolvimento são insistentemente investigadas. Fruto do meio ambiente, inato, produto de pressões em ambientes de trabalho, preocupações em demasia entre outras parecem tentar construir o seu estabelecimento nas mais variadas experiências. O

Relacionados

  • Análise das condições de trabalho em uma Central de Materiais e Esterilização localizada em uma cidade no interior do estado de São Paulo
    16607 palavras | 67 páginas
  • Engenheiro Florestal
    36458 palavras | 146 páginas