projeto METALOGRAFICO REVISÃO E MATERIAIS ULTILIZADOS

1065 palavras 5 páginas
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

MICROGRAFIA
A micrográfia consiste no estudo dos metais com auxílio de de microscópio, visando a determinação de seus constituintes e de sua microestrutura.
Os metais de um modo geral são compostos de grãos, que podem ser:
Idênticos quimicamente, como o ferro, o cobre, ou metais puros
Soluções sólidas, como cobre e níquel
Distintas nos demais casos, como as ligas ferro e carbono.
Estes grãos podem chamar-se, nódulos, veios, agulhas, glóbulos, etc., conforme apresentem formas ou aspectos partilculares.
Com o auxílio de uma técnica apropriada é possivel tornar visivel a microestrutura do material, evidenciando os diversos grãos que compõem. A apreciação da natureza, percentagens, dimensões, arranjos e formatos destes grãos e a interpretação deste dado é o objetivo do exame micrográfico dos metais que assume grande importância, uma vez que é possível a alteração das propriedades mecânicas do metal pela mudança de sua microestrutura, sem alterar sua composição química. De fato, um mesmo aço pode, através de tratamentos térmicos ou mecânicos, se apresentar macio, duro, quebradiço, elástico, tenaz, estando estas características relacionadas à obtenção de determinada microestrutura, nos tratamentos.
Se por um lado a análise química revela de que se compõe a liga, os exames macro e micrográficos, fornecem informações úteis sobre como o metal adquiriu as propriedades que apresenta orientando os fabricantes para o controle e melhoria de seus processos e produtos.
TÉCNICA MICROGRÁFICA
O ensaio micrográfico pode ser dividido nas seguintes fases. a- escolha e localização da seção a ser estudada. b- Realização de uma superfície plana e polida da região escolhida. c- Exame ao microscópio para observação das ocorrências visíveis sem ataque d- Ataque da superfície por um reagente químico adequado e- Exame ao microscópio para observação da microestrutura f- Obtenção de documento que produzem e conservam o sapecto observado (fotografia)

TÊMPERA
Quando algum

Relacionados